A Caminhada

A caminhada terrena por vezes é difícil e penosa, mas sabemos que ela tem como meta o nosso crescimento, a nossa elevação.

Tropeços, tentações e desvios são os meios que Deus se utiliza para nos testar em nossa conduta moral.

Filhos desajustados, cônjuges difíceis e parentes desarmonizados são colocados ao nosso lado para que na convivência possamos exercitar a paciência, a tolerância, o entendimento.

A dor, o sofrimento, as lágrimas são os meios utilizados para nos testar em nossa fé, resignação e submissão à vontade do Pai.

O irmão que grita por socorro, que pede pelo alimento, pelo agasalho, é o meio utilizado para nos testar no serviço da caridade.

Deus o Pai, nos enviou seu filho maior para nos servir de guia e modelo. Seus ensinamentos foram deixados para que nos servissem de guia moral, para exercitarmos a benevolência, a fraternidade e o amor ao nosso irmão.

Este é o nosso desafio maior, refletir sobre esse legado e lembrarmo-nos do ensinamento maior do Amor a Deus e ao próximo como Jesus amou e ama.

Seus exemplos aí estão para serem seguidos, basta que o nosso coração esteja aberto para que o Mestre faça a sua morada.

- De um irmão sempre presente a todos os amigos da Fraternidade -



Mensagem recebida, pelo Grupo de Estudos de Psicografia da Fraternidade Francisco de Assis em 16/02/2011.

Alguém para Amar



O mundo está cheio de queixas. De pessoas que se dizem solitárias. Que desejariam ser amadas. Que vivem em busca de alguém que as ame, que as compreenda.

O mundo está cheio de carências. Carências afetivas. Carências materiais.

Possivelmente, observando o panorama do mundo onde vivia foi que Madre Teresa de Calcutá, certo dia, escreveu:

"Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida. Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água. Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor.

Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo. Quando minha cruz parecer pesada, deixai-me compartilhar a cruz do outro.

Quando me achar pobre, ponde ao meu lado alguém necessitado. Quando não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos. Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém.

Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo.

Quando sentir necessidade de compreensão dos outros, dai-me alguém que necessite da minha .

Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender.

Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa.

Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje.

Dai-lhes, através de nossas mãos, o pão de cada dia, e dai-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria."

Madre Teresa verdadeiramente conjugou o verbo amar na prática diária. Sua preocupação era em primeiro lugar com os outros.

Todos representavam para ela o próprio Cristo. Em cada corpo enfermo, desnutrido e abandonado, ela via Jesus crucificado em um novo madeiro.

Amou de tal forma que estendeu a sua obra pelo mundo inteiro, abraçando homens de todas as nações e credos religiosos.

Honrada com o Prêmio Nobel da Paz, prosseguiu humilde, servindo aos seus irmãos da romagem terrestre. Tudo o que lhe importava eram os seus pobres. E os seus pobres eram os pobres do mundo inteiro.

Amou sem fronteiras e sem limites. Serviu a Jesus em plenitude. E nunca se ouviu de seus lábios uma queixa de solidão, amargura, cansaço ou desânimo.

Sua vida foi sempre um cântico de fidelidade a Deus, por meio dos compromissos com as lições deixadas por Jesus.


CONCAFRAS 2011

Em 2011 será realizada a 55ª CONCAFRAS-PSE nas cidades de Rio Verde - GO e Campo Verde - MT, simultâneamente.
Novamente a CONCAFRAS, esse evento de luz e fraternidade, concentra milhares de voluntários espíritas em mais de uma região do Brasil durante o período do carnaval.
Não perca a oportunidade e faça agora mesmo sua inscrição. Acesse o site www.concafras.com e obtenha todas as informações.
Sobre a CONCAFRAS:
A CONCAFRAS - PSE - Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita - é um encontro anual de trabalhadores espíritas. Foi criada com a finalidade de dinamizar as Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, porém hoje, possui diversos objetivos.
Acontecendo há 48 anos, ininterruptamente, a CONCAFRAS-PSE não tem sede definitiva. Trata-se de uma caravana de amor e fraternidade, constituindo-se de um movimento de caravaneiros, integrando o Movimento Espírita na Pátria do Evangelho, e não de um órgão. Sua presidência alterna-se anualmente, conforme a instituição espírita que a patrocine.
Acontece sempre no período do carnaval, contrapondo-se às trevas do momento mais triste do nosso país, conforme nos elucida o espírito Manoel Philomeno de Miranda em sua obra "Nas fronteiras da loucura.", psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco.
A CONCAFRAS-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz, através da fundação e do aperfeiçoamento de centenas de Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita, além da divulgação da Doutrina Espírita de porta em porta, através da realização da Campanha Fraterna Auta de Souza por todos os caravaneiros que comparecem ao conclave, o que atinge milhares de lares todos os anos.

Cativar

Que tal cativar?

Momento Espírita: Tudo Está Certo!

Conta uma antiga lenda norueguesa que um homem cuidava com muito zelo de uma capela, num distante povoado.

Haakon era seu nome e via, todos os dias, muita gente adentrar a ermida e orar, com devoção, frente a uma cruz muito antiga.

Certo dia, Haakon, impulsionado por um sentimento de generosidade, ajoelhou-se diante da cruz e fez uma oferta ao Crucificado.

Senhor, desejo padecer por Vós. Deixai-me ocupar o Vosso lugar.

O Senhor da cruz abriu os lábios e falou:

Amigo, posso atender a tua rogativa, mediante uma condição.

Qual é, Senhor? Será uma condição muito difícil? Estou disposto a cumpri-la.

Então, lhe disse o Cristo:

Escuta-me. Aconteça o que acontecer, não importa o que vejas, terás que guardar sempre absoluto silêncio.

O homem, resoluto, respondeu:

Eu prometo, Senhor!

Fizeram a troca sem que ninguém viesse a perceber. O tempo passou e aquele que substituía o Crucificado conseguia cumprir o seu compromisso de sempre se manter calado.

Um dia, porém, um rico foi até a capela orar. Ao sair, esqueceu a sua bolsa sobre um dos bancos.

Haakon viu e se calou. Também não disse nada quando, umas duas horas depois, alguém que também viera orar, encontrou a bolsa e a levou para si.

Ainda ficou calado quando um rapaz veio pedir as graças dos céus antes de empreender uma longa viagem.

Contudo, o rico retornou em busca do que esquecera.

Como não encontrasse sua bolsa, pensou que o rapaz se teria apropriado dela. Voltou-se para ele e o interpelou, com raiva, exigindo que lhe devolvesse o que lhe pertencia.

Não peguei nenhuma bolsa! – Defendeu-se o jovem.

Mentiroso! – Gritou o homem rico. E arremeteu furioso contra ele, no intuito de agredi-lo.

Então, uma voz forte soou:

Para!

E a imagem falou, defendendo o jovem e censurando o rico pela falsa acusação.

Este saiu aniquilado do local. O jovem, porque tinha pressa para empreender a sua viagem, saiu logo em seguida.

Quando a ermida ficou vazia, Jesus dirigiu-Se a Haakon e lhe disse:

Desce da cruz. Não serves para ocupar o meu lugar. Não sabes guardar silêncio.

E, ante as justificativas do servidor, trocaram de lugar, concluindo o Cristo:

Tu não sabias que era conveniente para aquele homem perder a bolsa que trazia o preço de muita maldade.

Quanto ao rapaz, que iria receber alguns golpes, as suas feridas o teriam impedido de fazer a viagem que, para ele, foi fatal.

Faz uns minutos seu barco soçobrou e ele se afogou.

Tu não sabias, mas eu sabia. Por isso, eu sempre me calo.

Toda vez que acreditares que as tuas preces não foram ouvidas porque não foram atendidas, pensa que tudo está certo.

Logo mais ou um pouco depois descobrirás que Deus estava certo em Se manter silente.

Tenha certeza: nada te acontece que não seja o melhor para ti, naquele momento. Isso porque Deus nunca Se engana.

Redação do Momento Espírita, com base em lenda norueguesa.
Em 04.02.2011.

A Fé e a Caridade

Para refletir e recomeçar.

Tem início evangelização infantil do Caridade e Fé




Em seu 2º ano de implantação, as turmas de evangelização infantil da Escola de Moral Cristã André Luiz, iniciarão suas atividades neste sábado, 12, a partir das 7:30 hs na residência da confreira Simone Seligmann, evangelizadora e chefe interina do Departamento da Infância e Juventude do C. E. Caridade e Fé.

Crianças de 03, 04, 07 e até 12 anos fazem parte das turmas. As aulas de evangelização infantil acontecem sempre aos sábados na residência da evangelizadora Simone Seligmann, no horário de 7:30 às 11:30. "Esse é um trabalho de suma importância na casa e causa espírita. Os adultos que são pais e já compreendem a filosofia espírita tem a oportunidade de verem seus filhos também receberem desde cedo os princípios dessa Doutrina que consola, educa e promove a reforma íntima", destaca Simone.

Nos dias 05 e 06 deste mês Simone participou de uma capacitação na Federação Espírita Piauiense, FEPI, que enfocou os principais pontos da evangelização infantil, além de realizar oficinas de origami e contação de histórias.

Até a segunda aula de evangelização ainda é possível a matrícula das crianças. Maiores informações podem ser obtidas no Centro Espírita Caridade e Fé, ou pelo telefone (86) 3322 4340, em horário comercial.

Centro Espírita Caridade e Fé realizará eleição para nova diretoria

O Centro Espírita Caridade e Fé realizará no próximo domingo, 13, a partir das 16 horas, a primeira reunião com trabalhadores da casa para tratar das eleições para a mesa diretora da casa. Na ocasião serão discutidos alguns pontos do estatuto social da casa, atribuições dos membros da diretoria e os departamentos que serão implantados.

"Novas pessoas participarão da reunião e da futura mesa diretora, embora alguns nomes se repitam. Isso muitos nos alegra porque será sangue novo não só para a casa, mas para o movimento espírita de Parnaíba", destaca o presidente da casa, Samuel Aguiar.

Em 2011 o Caridade e Fé completa 54 anos de fundação. A casa realiza suas atividades sempre as terças, quintas e sábados com palestras públicas, passe, desobsessão, atendimento médico espiritual, estudo e prática da mediunidade. Maiores informações quanto a horários e trabalhos realizados podem ser obtidas em horário comercial pelo telefone (86) 3322 4340.