Palavras do Chico

De todas as liberdades, a mais inviolável, é a de pensar

Chorar, é pedir aos olhos que falem pelo coração

Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia

A sua irritação, não solucionará problema algum. O seu mau humor não modifica a vida. Não estrague seu dia.

preocupe-se em descobrir o seu caminho na vida, ninguém é responsável pelo nosso destino a não ser nós mesmos.

O Espírita é reconhecido pelo esforço que faz pela sua transformação moral e par vencer suas tendencias para o mal.

Não tenho tempo de odiar quem me odeia, vou me preocupar em amar quem me ama.

Se você cometeu algum erro, isso significa tempo de aprender e não desistir

Se o amor e o prazer, merecem revanche, o resto é mais que perda de tempo e perda de vida.

Nenhuma atividade no bem é insignificante... as mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes.

Lembra-te que falando ou silenciando,é sempre possível fazer algum bem.

O Homem se renova sempre. A luta enriquece-o, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício, tempera-lhe o caráter.

Planejar a infelicidade dos outros, é cavar com as próprias mãos, um abismo para si mesmo

                                            Chico Xavier

Trabalho Nosso



Não te alfijas sobre a destinação do mundo

A Eterna sabedoria conhece o que deve ocorrer à vida planetária.

Agora é o nosso tempo.

Hoje é o dia em nos compete fazer o que deva ser feito.

as criaturas que te pedem apoio, o lar que sustentas, as obrigações que assiste, a causa que enobreces são, em si, o quadros dos desígnios superiores que precisas atender.

Entesoura a cultura que desejas. Antes de tudo, porém, atende aos deveres que te fazem essenciais.


                                                              Emmanuel

           Psicografia de Chico Xavier

Nossa Missão

O Nosso imenso egoísmo, nos coloca diante de privações existenciais nos trazendo muitas angústias.
Nos consideramos muitas vezes, proprietários da vida de pessoas a quem acreditamos amar. Os impedimentos causados pela nossa ignorância e orgulho, acarretam grandes perdas de oportunidades de progresso, principalmente para as pessoas que nos foram colocadas com a necessidade de serem educadas da forma mais correta. O véu negro da imponderancia que recai sobre os olhos da nossa consciência, faz com que nos tornemos cegos espirituais, promovendo assim muitos prejuízos não só a nossos dependentes mas, a nós também.
Partindo do princípio de que todos estamos aqui com a missão de crescer, fica muito claro que não é com um falso protecionismo ou insensatez, que moldaremos uma criatura de forma que ela aceite os ensinos e elucidações colocadas, mesmo porque ela já percebe que não estamos sendo os educadores mais indicados na formação moral capaz de transforma-la em um ser sensato e buscador cada vez mais de ensinos e formações capazes de guia-las no caminho promissor que a conduzirá um dia a tão esperada perfeição. É preciso acreditar que não alcançaremos jamais progressos maiores que o nosso merecimento reconhecido por DEUS.

Curso de Passes no Caridade e Fé


Com o objetivo de atualizar os médiuns passistas que já trabalham no Caridade e Fé, bem como, de confrades de outras instituições e também, formar novos trabalhadores nesta área, o Caridade e Fé realizará no dia 30 de maio mais um curso de passes.

O curso ocorrerá das 08 às 12hs e será facilitado por Samuel Aguiar. O trabalho é embasado na obra "O Passe: seu estudo, suas técnicas, sua prática" de Jacob Mello.

As inscrições podem ser feitas com os trabalhadores da casa nos horários de estudos e reuniões, bem como pelo telefone (86) 3322 4340. O material didático é gratuito.

Caridade e Fé sediará I Encontro de Mediunidade


Reuniões já foram realizadas e a programação prévia do evento já foi definida. O I Encontro de Mediunidade do Caridade e Fé terá três minicursos: Qualidade da Prática Mediúnica, Reuniões Mediúnicas na Casa espírita e Meditação, Concetração e Autoproteção. A programação encerrará com a palestra "Seara Mediúnica: compromissos e vitórias em Cristo".

Os oradores também ja foram definidos e em breve deverão ser anunciados. O Lançamento oficial do Encontro será no final deste mês na sede do Caridade e Fé onde serão apresentaddas as peças publicitárias e abertas as inscrições. 

Segundo a organização do evento, cerca de 100 pessoas participarão do encontro que ocorrerá no dia 21 de julho deste ano, na sede do Caridade e Fé. Confrades de cidades piauienses como Barras, Esperantina, Luzilândia e Piripiri, bem como, cearenses de Viçosa e Granja também participarão.

Além dos cursos, haverá lançamento de livro, apresentações culturais e uma aula prática de vibração com todos os participantes do encontro.

Café da manhã, almoço e lanche serão oferecidos no próprio centro além do material didático dos cursos.

Ser Espírita

Quando a pessoa entrou no Espiritismo, é fácil verificar: basta perquirir um fichário ou escutar uma indicação. Entretanto, a fim de positivar se o Espiritismo entrou na pessoa, é indispensável que a própria criatura faça menção disso, através de manifestações evidentes.
Vejamos dez das inequívocas expressões do sinal espírita na individualidade, que sempre se representa pelo designativo "mais", nos domínios do bem:
mais serviço espontâneo e desinteressado aos semelhantes;
mais empenho no estudo;
mais noção de responsabilidade;
mais zelo na obrigação;
mais respeito pelos problemas dos outros;
mais devotamento à verdade;
mais cultivo de compaixão;
mais equilíbrio nas atitudes;
mais brandura na conversa;
mais exercício de paciência.
Ser espírita de nome, perante o mundo, decerto que já significa trazer legenda honrosa e encorajadora na personalidade, mas, para que a criatura seja espírita, à frente dos Bons Espíritos, é necessário apresentar o sinal espírita da renovação interior, que, ante a Vida Maior, tem a importância que se confere na Terra às prerrogativas de um passaporte ou ao valor de uma certidão.

Tolerância e Indulgência

Quando Jesus se viu diante da mulher surpreendida em adultério e foi diretamente convocado a pronunciar-se, aplicando a lei de Moisés ou Lei de amor, utilizou-se da misericórdia revestida de  sabedoria mediante cujo argumento dispensou a multidão.
Ninguém te condenou?Nem eu tampouco te condeno, vai e não tornes a pecar.
Não lhe exprobou o comportamento irregular, é certo, levando-a a desespero maior. Sem embargo, não coniviu, não concordou com seu o deslize moral, que a ela própria cabia retificar aduzindo que não reincidisse no erro.
Tolerância sempre. Negligência nunca.  (Joanna de Ângelis, Otimismo, 4, ed. ,p. 40) 

Palestra - Aborto x Direito de Nascer

Nesta terça-feira (01/05) foi realizado pelo CONSELHO DO MOVIMENTO ESPÍRITA DE PARNAÍBA, no auditório da UFPI, a palestra ABORTO X DIREITO DE NASCER, pronunciada pela Dra. Kátia Marabuco (THE), abordando os temas, Aborto, drogas , família, entre outros assuntos.
A participação das casas espíritas de Parnaíba foi muito importante com a presença de vários trabalhadores das mesmas.
Durante todo o mês de maio todas as casas darão continuidade a esse trabalho expondo em suas reuniões públicas, os mesmos temas para a elucidação e esclarecimento de todos os pais que lá se encontrarão.