CAMPANHA IMORTALIDADE DA ALMA


A União Municipal Espírita de Parnaíba junto às casas espíritas da cidade trabalharam nesse mês de novembro a Campanha Imortalidade da Alma, tratando em suas palestras os temas: Mortes abreviadas; Para onde vamos após a morte?; Os mortos falam - Autenticidade das comunicações mediúnicas; Tragédias coletivas e Transições planetárias.

Ao final do mês, no dias 28 de novembro foi realizada uma Conferência sobre a morte e a continuidade da vida, ministrada por Francisco Farias (MG) no auditório da UESPI. No domingo, dia 29 de novembro o Centro Espírita Caridade e Fé sediou o seminárioTratando sobre a morte no Centro Espírita, com a palestrante Ângela Farias (MG).

Os arquivos da palestra já estão disponíveis aqui.

Francisco Farias


Ângela Farias


Contou Humberto de Campos: " A surpresa do crente".


O devoto feliz experimentava a doce comoção do espetáculo celeste. Mais que a perspectiva do plano divino, porém, via, extasiado, o Senhor à frente dele. Chorava, ébrio de júbilo. Sim, era o Mestre que se erguia, ali, inundando-lhe o espírito de alegria e de luz.

Sentia-se compensado de todos os tormentos da vida humana. Esquecera espinhos e pedras, dificuldades e dores. Não vivia, agora, o instante supremo da realização? não esperara, impacientemente, aquele minuto divino? suspirara, muitos anos, por repousar na bem-aventurança. Recolhera-se em si próprio, no mundo, aguardando aquela hora de imortalidade e beleza. Fugira aos homens, renunciara aos mais singelos prazeres, distanciara-se das contradições da existência terrestre, afastara-se de todos os companheiros de humanidade, que se mantinham possuídos pela ilusão ou pelo mal. Assombrado com as perturbações sociais de seu tempo e receoso de complicar-se, no domínio das responsabilidades, asilara-se no místico santuário da adoração e aguardara o Senhor que resplandecia glorificado, ali diante dos seus olhos.

Refletindo com Emmanuel: "Embaixadores do Cristo".


“De sorte que somos embaixadores da parte do Cristo.”
Paulo (I CORÍNTIOS, 5: 20)


Na catalogação dos valores sociais, todo homem de trabalho honesto é portador de determinada delegação.

Se os políticos e administradores guardam responsabilidades do Estado, os operários recebem encargos naturais das oficinas a que emprestam seus esforços. Cada homem de bem é mensageiro do centro de realizações onde atende ao movimento da vida, em atividade enobrecedora.

As ruas estão cheias de emissários das repartições, das fábricas, dos institutos, dos órgãos de fiscalização, produção, amparo e ensino, cujos interesses conjugados operam a composição da harmonia social.

VÍDEO INSTITUCIONAL - CARIDADE E FÉ





JORNADA ESPÍRITA E INAUGURAÇÃO DO AUDITÓRIO MARIA DOLORES AGUIAR



Marcel Mariano no seminário Senhor o que queres que eu faça?
Marcel Mariano, expositor espírita baiano, esteve conosco nos dias 21 e 22 de novembro participando da nossa Jornada Espírita. Na tarde desse sábado ele proferiu sobre o tema: Senhor, o que queres que eu faça? O trabalhador espírita na era da transição, onde contamos com um público de cerca de 70 pessoas.







Público no Auditório
Maria Dolores Aguiar.
Na noite do dia 21, Marcel abordou o tema: Vivência do Evangelho em dias de transição. Na ocasião foi inaugurado o auditório Maria Dolores Aguiar, fundadora da casa,
que desencarnou em janeiro desse ano. Seus filhos, Zilda Aguiar (atual Presidente da casa) e Assis
Aguiar (atual Presidente do conselho fiscal da casa) descerraram uma placa em sua homenagem.  Samuel Aguiar (atual Vice presidente da casa) falou sobre o papel que sua vó, Maria Dolores, teve para formação de sua família e do empenho e carinho que sempre teve em atuar nessa casa. A ampliação do auditório sempre foi um sonho para ela que desejava disseminar a doutrina e acolher a quem buscava por ensinamentos.



 
    Samuel Aguiar - Vice presidente da casa 

 
         Descerramento da placa em homenagem a Maria Dolores Aguiar
Expositor espírita Marcel Mariano 
No domingo tivemos uma explanação sobre Mediunidade, cotidiano e paz. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Ismael e logo mais será lançado em nosso canal no Youtube.
Nossa homenagem a fundadora da casa Maria Dolores Aguiar

Somos Assim

imagem net
Todas as manhãs ao despertar trazemos conosco as instruções e impressões vividas no momento da emancipação da alma; contudo, por não termos controle sobre nossas ações da forma mais adequada, ainda temos atitudes e atos de extrema grosseria, precisamos aqui ressaltar que grosseria não se resume exclusivamente a atos de agressividade propostos por nós no trato com aqueles que nos rodeiam.

Livraria Espírita no SALIPA 2015


Livraria Espírita no 6º SALIPA


Nossos livros estão com até 20% de descontos! Aproveite a oportunidade!



A Livraria Espírita, empreendimento do Centro Espírita Caridade e Fé, está participando da 6ª edição do SALIPA - Salão do Livro de Parnaíba - PI, que acontece dos dias 11 a 14 de novembro.


 "Com o intuito de incentivar a participação da população e das comunidades estudantis, bem como possibilitar a universalização do conhecimento e da leitura, o 6º Salão do Livro de Parnaíba (SALIPA), Ano Leonardo Castelo Branco, com o tema “Cultura que seduz e liberta”, será realizado de 11 a 14 de novembro. A iniciativa é da Prefeitura de Parnaíba em parceria com a Fundação Quixote" (Jornal da Parnaíba).




Programação Salipa 2015
Quarta-feira (11/11)
18h30 – Solenidade de Abertura
19h00 – Bate papo literário com Gabriel O Pensador

Quinta-feira (12/11)
8h – Palestra: Literatura e vida literária em Parnaíba | Daniel Ciarlini
10h – Palestra: Aqui se jaz, aqui se paga | Profa. Dra. Lana Véras (UFPI)
14h30 – Palestra: Vida e obra de Leonardo Castelo Branco | Valdemir Miranda (Escritor e pesquisador)
16h – Palestra: Abrindo O livro – A Escola Aprendizes Marinheiro de Parnaíba | Profa. Msc. Rosenilda Castro
18h30 – Bate-papo literário com Fernando Morais
Sexta-feira (13/11)
8h – Palestra: Letramento literário – Mais que palavras, uma realidade possível | Profa. Elma Pereira Brito
10h – Palestra: A invenção de Parnaíba: Uma cidade vista, sentida e emanada por seus literatos | Prof. Dr. Idelmar Cavalcante
14h30 – Palestra: Patrimônio e museus – reinvenção e descobertas | Profa. Dra. Áurea da Paz Pinheiro
16h – Palestra: A Palavra – folhagem que se estanca no vento | Poeta Diego Mendes Sousa
18h30 – Bate papo Literário com Raphael Montes
Sábado (14/11)
8h – Palestra: Quando conto logo existo | Profa. Rosângela Barros
10h – Palestra: A Maçonaria e a história da Independência no Piauhy | Historiador Diderot Mavignier
16h – Palestra | Educação e afetividade | Profa. Msc. Rossana Silva
18h30 – Bate papo literário com Laura Muller
Salipinha | Praça Claudio Veras
Quinta-feira (12/11) 

8h - Teatro Infantil Dona Bruxa e seu Lobo
9h - Oficinas, leituras e recitais
14h - Teatro de Bonecos
15h - Oficinas, leituras, contação de histórias
Sexta-feira (13/11)
8h - Leitura dramática Cia garatuja
9h - Oficinas, leituras, contação de história, mural da poesia
14h - Teatro de Bonecos
15h - Oficinas, pinturas e contação de histórias
Sábado (14/11)
8h - Teatro infantil O Pequeno Príncipe com Coletivo Cabaça
9h - Bate papo literário e exposições artísticas

Rogativa de Tolerância

imagem net
Senhor dos mundos,
Amado Mestre jesus,
Nesse instante em que nos reunimos, buscamos em vós a luz bendita para clarear nossa estrada escurecida pelas trevas da ignorância.

Silêncio

imagem net
Em cada coração, em cada mente, em cada ser, faz-se necessário constantemente a bondade do silêncio, para que calados diante da matéria, nossa consciência possa nos falar; e quantas vezes ela não tem gritado para nós, mas nossos urros de ignorância fazem-nos surdos e consequência disto seguimos vida a fora esbravejando e ofendendo sem nos darmos conta da obrigatoriedade que todos temos de usarmos da forma mais pura e simples o dom da paciência e do amor ao próximo que Deus concede a cada um dos seus filhos.