Ano Novo

 
Não haverá ano novo, se mantivermos em nós os velhos defeitos.
Com nascer de um novo ano deverá também nascer uma nova criatura dotada meios e desejos de progresso, de nada nos adiantará uma festa com muita pompa, se continuarmos os mesmos ranzinzas de sempre, os nossos entes queridos mais próximos na maioria das vezes nos têem como espelho, portanto, não deixemos que reflita neles uma imagem distorcida e desprovida conhecimentos fraternais. O lar em que viemos habitar é o que nós precisamos para aprendermos e ensinarmos aos que nos rodeiam a prática do amor ao próximo, e esse sentimento só se aprende e põe em prática se nos unirmos em conceitos, nossa casa deve ser o nosso lar e não uma simples moradia onde muitos entram tentam se adaptar, mas por puro desinteresse moral e falta de determinação na aceitação das tarefas espirituais que são nossas por escolha ou necessidade. Portanto queridos irmãos, procuremos ver o novo ano como mais uma chance concedida por Deus, para nos aprimorarmos e nos fortalecermos para a longa caminhada em busca da perfeição, quando falamos em perfeição pode parecer algo inalcançável por nós, mas se um dia não alcançássemos a perfeição nossa existência não teria nenhum propósito e consequentemente, Deus seria injusto ou imperfeito por impor aos seus filhos castigos e provas sem um fim que os elevasse de alguma forma.
Paz, Compreensão, Estudo, Prática do Bem, Disciplina e Amor Incontido ao Próximo  essas devem ser as nossas metas não só para o ano novo, mas para todos os anos de nossas vidas.
 
"FELIZ NOVO ANO NOVO!!"

                                                          Pedro Aguiar

Contagem Regressiva


Iniciamos a contagem regressiva para o final de mais um ano.
Muita expectativa se formando em torno do que está por vir, principalmente as festividades. É importante que saibamos nos despedir desse ano que finda de forma civilizada, avaliando os lucros e prejuízos, o que de bom fizemos e os males que de era forma praticamos. Não podemos nos dar ao descaso de internalizarmos nossas indagações, afinal somos senhores de nossos atos e para que no ano vindouro não continuemos com os mesmos conceitos escuros que os nossos semelhantes, são meras criaturas que estiveram ao nosso lado ou dispor, por sermos merecedores dos seus préstimos...
Findo o ano devemos deixar que se vão com ele tudo que não nos trouxe proveito evolutivo, pois o material, é passageiro e mesmo que não nos livremos dos apegos, tudo passará ou retornará à  natureza um dia.  
Cuidemos para que não seja só mais um ano, mas que seja um novo ano onde nossas concepções devem nascer junto com ele, e que preferencialmente sejam feitas de positivismo e engrandecimento espiritual, os chamamentos são muitos e os nossos ouvidos precisam estar prontos para ouvi-los. As palavras do Mestre ressoam  no universo, que  o ano novo faça com que muitos ouçam, entendam e pratiquem o bem ao seus semelhantes.
É o Cristo quem nos chama!
Muita Paz, Luz, Amor e Compreensão na Consciência de Todos
FELIZ ANO NOVO!!
                                            Pedro Aguiar

Carta de Ano novo


Ano Novo é também oportunidade de aprender, trabalhar e servir. O tempo como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para necessária ascensão.
Lembra-te de que o ano em retorno, é novo dia a convocar-te para a execução de velhas promessas que ainda não tivestes a coragem de cumprir.
Se tens inimigos faze das horas renascer-te o caminho da reconciliação.
Se foste ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para frente.
Se descansaste em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir.
Se a tristeza te requisita esquece-a e procura a alegria serena da consciência tranquila no dever bem cumprido.
Ano Novo! Novo Dia!
Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que te não entenderam até agora.
Recorda que há mais ignorância que maldade em torno de teu destino.
Não maldigas nem condenes.
Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão.
Não te desanimes nem te desconsoles.
Cultiva o bom ânimo com os que te visitam dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.
Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora: - Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.
EMMANUEL
XAVIER, Francisco Cãndido. Vida e Caminho. GEEM.

Fé e caridade


Dizem que toda pessoa de fé viva sofre, incessantemente, nas obras da caridade, em nome do Cristo, no entanto, vale explicar porque isso acontece.
Espíritos pessimistas aceitam a derrota de quaisquer iniciativas, antes de começa-las.
Egoístas moram nas próprias conveniências.
Tíbios desrespeitam às horas.
Frívolos vivem agarrados à casca das situações e das cousas.
Oportunistas querem vantagens e lucros imediatos.
Vaidosos desconhecem, propositadamente, a necessidade dos outros.
Impulsivos criam problemas.
Toda pessoa, porém, que confia no Cristo é, conseqüentemente, alguém que procura servir, assimilando-lhe exemplos e lições, e, por isso mesmo, é indicada por Ele ao trabalho do bem; de vez que chamar preguiçosos e indiferentes não adianta.
ANDRÉ LUIZ
XAVIER, Francisco Cândido. Ideal Espírita. CEC.

Jesus Para o Homem


"Com Jesus, ergue-se o homem
da treva à luz...
Da inércia ao serviço...
Da ignorância à sabedoria...
Do instinto à razão...
Da força ao direito...
Do egoísmo à fraternidade...
Da tirania à compaixão...
Da violência ao entendimento...
Do ódio ao amor...
Da posse mentirosa à procura dos bens imperecíveis...
Da conquista sanguinolenta à renuncia edificante...Da extorsão à justiça...
Da pureza à piedade...
Da palavra vazia ao verbo criador...
Da monstruosidade à beleza...
Do vício à virtude...
Do desequilíbrio à harmonia...
Da aflição ao contentamento...
Do pântano ao monte...
Do lodo à  glória...
Homem, meu irmão, regozijemo-nos em plena luta redentora!
Que píncaros de angelitude poderemos alcançar se nos consagrarmos realmente ao Divino Amigo que desceu e se humilhou por nós?"

Do livro: Pão Nosso
Pelo espírito: EMMANUEL

Ergue a Fronte




Quando a dor te apareça,
Não te ausente da prova.

Aquilo que se apura,
Nasce do sacrifício.

O buril fere a pedra,
Faz-se a pedra obra prima.

No trabalho que faças,
O Céu trabalha em ti.

Ergue a fronte coragem!...
A vida te pertence.

Ninguém pode afastar-te
Do programa de Deus.

            EMMANUEL
  
          



Lágrimas



"Ninguém como o Cristo espalhou na terra tanta alegria e fortaleza de ânimo. Reconhecendo isso muitos discípulos amontoam argumentos contra a lágrima e abominam as expressões de sofrimento.
O paraíso já estaria na terra se ninguém tivesse razões para chorar. Considerando assim, jesus que era o mestre da confiança e do otimismo, chamava ao seu coração todos os que estivessem cansados e oprimidos sob o peso de desenganos terrestres.
Não amaldiçoou os tristes: convocou-os a consolação.
Muita gene acredita na lágrima sintoma de fraqueza espiritual. No entanto, Maria soluçou no calvário; Pedro lastimou-se, depois da negação: Paulo mergulhou em prantos às portas de Damasco: os primeiros cristãos choraram nos circos de martírio... mas, nenhum deles derramou lágrimas sem esperança. Prantearam e seguiram o caminho do Senhor, sofreram e anunciaram a Boa Nova de Redenção, padeceram e morreram leais na confiança suprema.
O cansaço experimentado por amor ao cristo converte-se em fortaleza, as cadeias levadas ao seu olhar magnânimo transformaram-se em laços divinos de salvação.
Caraterizaram-se as lágrimas através das origens específicas. Quando nascem da dor sincera e construtiva, são filtros de redenção e vida; no entanto, se procedem ao desespero, são venenos mortais."

Do livro: Caminho Verdade e Vida
Pelo espírito: Emmanuel
Psicografia: Chico Xavier

A Mente é o Espelho da Alma



 
Quando nos detemos nos defeitos e faltas dos outros, o espelho da nossa mente reflete-os de  imediato, como absorvendo as imagens deprimentes de que se constituem, pondo-se a nossa imaginação  digerir essa essa espécie de alimento, que mais se incorpora aos tecidos sutis da nossa alma. Com decirso do tempo nossa alma não rar ássa exprimir, pelo veículo de manifetação o que assimilara fazendo-o seja pelo corpo carnal, seja pelo corpo espiritual, de que servimos depois da morte.
É por essa razão que geralmente os sensores do procedimento alheio acabam praticando as mesmas ações que condenam no próximo, porquanto, interessados a descer ás minúcias do mal absorvem-lhe inconscientemente aas emanações, surprendendo-se, um dia, dominados pelas forças que o representam.

Do livro: Pensamento e Vida - cap. 8
Pelo espírito: Emmanuel
Psicografia: Chico Xavier

Ano Novo

 
 
 
Entramos na reta final de mais um ano. Muitos ja fazem a contagem regressiva, torcendo pra ver a chegada de mais uma etapa na vida de cada um.
Nesse momento é que precisamos avaliar o que de proveitoso fizemos, principalmente no que diz respeito ao nosso próximo; certamente temos gravado em nossa consciência, tudo que realizamos nesse ano que vai findando com o passar de cada minuto, consequentemente dando lugar a mais uma caminhada, onde devemos estar sempre dispostos a melhorar, buscando de forma civilizada os meios necessários para nosso engrandecimento. Um dos pontos primordiais deve ser o direcionamento espiritual, condição que muitas criaturas insistem em se distanciar por  não aceitar a cobrança das renuncias a serem feitas, é chegada a hora em que as pessoas serão cobradas de forma até mesmo assuntosa, independente do seguimento religioso a que se presta ao evocar melhoras, se não nos dispormos a aceitar as mudanças colocadas pelo mestre, será o momento de vermos muito pranto e ranger de dentes como está colocado no Evangelho do Cristo.
O Materialismo tende a sumir, e aquele que não se encontrar em comunhão com a obrigatoriedade da mundança e reforma íntima, será acometido de muitas tristezas e sofrimentos, por não aceitar a condição de renunciar a si  próprio e realizar a tão benéfica mudança de raciocínio  da qual todos nós precisamos. 
Que no novo ano, sejamos também novas criaturas, compromissadas com evolução que nos propõe nosso pai celestial.
FELIZ ANO NOVO A TODOS, COM MUITA PAZ, HARMONIA E REFORMA ÍNTIMA VERDADEIRA.
                                                             Pedro Aguiar

Confraternização do Caridade e Fé

 
Imagens de um trabalho maravilhoso feito com carinho e dedicação por quem aspira um mundo melhor; desprendidos de atavismos e com muita alegria e disposição conseguimos levar alegria  a muitas pessoas que nos deram a honra de sua presença.
Parabéns aos artistas que se apresentaram, e a todo o pessoal do apoio, tudo saiu melhor que o previsto!!
FELIZ NATAL A TODOS, UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES, CONSCIENTIZAÇÕES E PROGRESSO ESPIRITUAL.
 
OS ARTISTAS:

O SHOW:


 
 
O PÚBLICO:
 


 
O FUTURO:
 

 

 
E quem quiser se juntar a nós nessa bonita tarefa por um planeta mais evoluído é só vir até nossa casa de estudos e aprendizados onde todas as diferênças desaparecem e em comunhão com Cristo de Deus caminharemos lado a lado buscando sempre a perfeição, mesmo sabendo que esteja ainda distante de nós, mas com certeza que um dia a alcançaremos. Nos resta empreender a marcha firme e determinados no bem.
Muita Paz a Todos.

Mensagem de Natal



Queridos irmãos estudiosos e ou seguidores da Doutrina Espírita.
Quero aqui deixar minha mensagem de Feliz Natal a todos e que o Ano Novo venha coroado de realizações e cada vez mais buscas pelo aprimoramento espiritual.
O mestre divino está sempre à espera que permitamos o seu nascimento no nosso coração e nas nossas concepções, portanto não percamos mais uma vez, nesse ano vindouro, a oportunidade de nos desvencilharmos  dos nossos atavismos e atrasos, ainda tão constantes na nossa vida. Precisamos entender que todo dia, é dia de natal e que ao nosso lado caminham irmãos nossos em grande dificuldade, e nós na maioria das vezes nos fazemos cegos para não enxergarmos a necessidade que temos de proporcionar a eles um renascimento através da compreensão que todos precisamos viver  cada dia como se fosse o último; na realidade para nós espíritas não existe um último dia, e sim a mudança que se faz necessária para as etapas evolutivas das quais precisamos passar; e para que tenhamos êxito nessas múltiplas passagens, faz-se imprescindível que não vejamos  o Natal simplesmente como uma festa onde impera glutonia e os exageros de toda ordem principalmente os que nos viciam.
Alimentemos em nós a Paz o Amor de Cristo e os seus ensinos para que os mesmismos desapareçam da nossa vida e vivamos  cada novo dia como mais um dia de natal.
FELIZ VERDADEIRO NATAL A TODOS!!

                                                     Pedro Aguiar

Horizontes...

Será que o ser humano tem medo de evoluir?
Vivemos uma vida em círculos que parecem infinitos aos quais costumamos chamar rotina.
A rotina faz acomodar os objetivos quando nos dá a sensação de que todos eles estão conquistados.
Olhando pelo ponto de vista efêmero da vida material, dá até pra se conformar com os vários objetivos relativos e pessoais de cada ser.
Mas, será que, ao transcendentalizar o horizonte consciencial da vida, o limite dos objetivos ainda permanecem os mesmos?
Será que a expansão do olhar para a dinâmica existencial não exigirá de nós mais esforços a serem empreendidos na busca de metas para a verdadeira vida que se esconde da estreita visão dos olhos materiais? 
Irmãos, não limitemos nossa vida somente em busca das premiações que a matéria fornece. Não nos deslumbremos com os elogios a nós dirigidos graças aos títulos e honras passageiras conquistados por nós; elogios esses feitos mais por convenção e menos por sinceridade.
Na verdade, o Amor Crístico é tudo!
Tudo o que é feito com sinceridade tendo como referência sempre os Ensinamentos do Mestre, é compatível com a frequência das Esferas Angelicais, pois a mente estará assim afinada com os sentimentos e pensamentos mais próximos das Virtudes Originais da Criação.
Não caiamos na rotina, busquemos sempre ampliar o horizonte utilizando como parâmetro a Verdade ensinada pelo Cristo. 
A Vida é muito maior do que uma encarnação, que não é nada mais que um segundo na Eternidade.
Então, mantenha o foco dos seus objetivos tendo sempre como prioridade de caráter a humildade, o amor, a serenidade e a paciência para ter uma percepção maior da Natureza, da Vida, do Universo.
A melhor maneira de ver DEUS, no nosso atual estágio evolutivo, ainda é senti-lo.


Fiquem todos com DEUS e Jesus.

Refugia-te em paz


"Havia muitos que iam e vinham e não tinham tempo para comer." (Marcos, 6:31)
O convite do Mestre, para que os discípulos procurem lugar à parte, a fim de repousarem a mente e o coração na prece, é cada vez mais oportuno.
Todas as estradas terrestres estão cheias dos que vão e vêm, atormentados pelos interesses imediatistas, sem encontrarem tempo para a recepção de alimento espiritual. Inúmeras pessoas atravessam a senda, famintas de ouro, e voltam carregadas de desilusões. Outras muitas correm às aventuras, sedentas de novidade emocional, e regressam com o tédio destruidor.
Nunca houve no mundo tantos templos de pedra, como agora, para as manifestações de religiosidade, e jamais apareceu tamanho volume de desencanto nas almas.
A legislação trabalhista vem reduzindo a atividade das mãos, como nunca no entanto, em tempo algum surgiram preocupações tão angustiosas como na atualidade.
As máquinas da civilização moderna limitaram espantosamente o esforço humano, todavia, as aflições culminam, presentemente, em guerras de arrasamento científico.
Avançou a técnica da produção econômica em todos os setores, selecionando o algodão e o trigo por intensificar-lhes as colheitas, mas, para os olhos que contemplam a paisagem mundial, jamais se verificou entre os encarnados tamanha escassez de pão e vestuário.
Aprimoraram-se as teorias sociais de solidariedade e nunca houve tanta discórdia.
Como acontecia nos tempos da permanência de Jesus no apostolado, a maioria dos homens permanece no vaivém dos caminhos, entre a procura desorientada e o achando falso, entre a mocidade leviana e a velhice desiludida, entre a saúde menosprezada e a moléstia sem proveito, entre a encarnação perdida e a desencarnação em desespero.
Ó meu amigo, se adotaste efetivamente o aprendizado com o Divino Mestre, retira-te a um lugar à parte, e cultiva os interesses de tua alma.
É possível que não encontres o jardim exterior que facilite a meditação, nem algum pedaço de natureza física onde repouses do cansaço material, todavia, penetra o santuário, dentro de ti mesmo.
Há muitos sentimentos que te animam há séculos, imitando, em teu íntimo, o fluxo e o refluxo da multidão. Passam apressados de teu coração ao cérebro e voltam do cérebro ao coração, sempre os mesmos, incapacitados de acesso à luz espiritual. São os princípios fantasistas de paz e justiça, de amor e felicidade que o plano da carne te impôs.
Em certas circunstâncias da experiência transitória, podem ser úteis, entretanto, não vivas exclusivamente ao lado deles. Exerceriam sobre ti o cativeiro infernal.
Refugia-te no templo à parte, dentro de tua alma, porque somente aí encontrarás as verdadeiras noções da paz e da justiça, do amor e da felicidade reais, a que o Senhor te destinou.
EMMANUEL
XAVIER, Francisco Cândido. Fonte Viva. FEB.

Crônica do Natal


Desde a ascensão de Herodes, o Grande, que se fizera rei com o apoio dos romanos, não se falava na Palestina senão no Salvador que viria enfim...
Mais forte que Moisés, mais sábio que Salomão, mais suave que David, chegaria em suntuoso carro de triunfo para estender sobre a Terra as leis do Povo Escolhido.
Por isso, judeus prestigiosos, descendentes das doze tribos, preparavam-lhe oferendas em várias nações do mundo.
Velhas profecias eram lidas e comentadas, na Fenícia e na Síria, na Etiópia e no Egito.
Dos confins do Mar Morto às terras de Abilena, tumultuavam notícias da suspirada reforma...
E mãos hábeis preparavam com devotamento e carinho o advento do Redentor.
Castiçais de ouro e prata eram burilados em Cesaréia, tapetes primorosos eram tecidos em Damasco, vasos finos eram importados de Roma, perfumes raros eram trazidos de remotos rincões da Pérsia... Negociantes habituados à cobiça cediam verdadeiras fortunas ao Templo de Jerusalém, após ouvirem as predições dos sacerdotes, e filhos tostados do deserto vinham de longe trazer ao santuário da raça a contribuição espontânea com que desejavam formar nas homenagens ao Celeste Renovador.
Tudo era febre de expectação e ansiedade.
Palácios eram reconstruídos, pomares e vinhas surgiam cuidadosamente podados, touros e carneiros, cabras e pombos eram tratados com esmero para o regozijo esperado.
Entretanto, o Emissário Divino desce ao mundo na sombra espessa da noite.
Das torres e dos montes, hebreus inteligentes recolhem a grata notícia... Uma estrela estranha rutila no firmamento.
O Enviado, porém, elege pequena manjedoura para seu berço de luz.
Milícias angelicais rejubilam-se em pleno céu...
Mas nem príncipes, nem doutores, nem sábios e nem poderosos da Terra lhe assistem a consagração comovente e sublime.
São pastores humildes que se aproximam, estendendo-lhe os braços.
Camponeses amigos trazem-lhe peles surradas.
Mulheres pobres entregam-lhe gotas de leite alvo.
E porque as vozes do Céu se fazem ouvir, cristalinas e jubilosas, cantam eles também...
- "Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os Homens!..."
Ali, na estrebaria singela, estão Ele e o povo...
E o povo com Ele inicia uma nova era...
......................................................
É por isso que o Natal é a festa da bondade vitoriosa.
Lembrando o Rei Divino que desceu da Glória à Manjedoura, reparte com teu irmão tua alegria e tua esperança, teu pão e tua veste.
Recorda que Ele, em sua divina magnificência, elegeu por primeiros amigos e benfeitores aqueles que do mundo nada possuíam para dar, além da pobreza ignorada e singela.
Não importa sejas, por enquanto, terno e generoso para com o próximo somente um dia...
Pouco a pouco, aprenderás que o espírito do Natal deve reinar conosco em todas as horas de nossa vida.
Então, serás o irmão abnegado e fiel de todos, porque, em cada manhã, ouvirás uma voz do Céu a sussurrar-te, sutil:
- Jesus nasceu! Jesus nasceu!...
E o Mestre do Amor terá realmente nascido em teu coração para viver contigo eternamente.
Pelo espírito Irmão X
XAVIER, Francisco Cândido. Antologia Mediúnica do Natal. FEB.

Porque é Natal


Senhor,
A Tua voz é o som perfeito que me embala o ser, e que me faz ouvir o murmúrio tranqüilizante dos astros.
O Teu olhar é como o brilho solar, que me aquece a alma fria, marcada pelo desalento e pela desesperança, nessa dura marcha para a elevação.
As Tuas mãos representam para mim o divino apoio, amparo que me impede de tombar, fragilizado como estou, nos rumos em que me vejo, ante a necessidade de subir.
As Tuas pegadas indicam-me as trilhas por onde devo me orientar nessa ausência de bússola moral com o entorpecimento da ética, quando desejo ir ao encontro de Deus.
As Tuas instruções, Jesus Nazareno, mapeiam para mim o território da paz, ensejando-me clareza para que saiba onde me encontro e como estou, para que não me perca nessa ingente procura dos campos de amor e das fontes de paz.
Os Teus silêncios falam-me bem alto a respeito de tudo o que devo aprender e operar nos recônditos de minh'alma, aprendendo tanto a falar quanto a calar, sempre atuando na construção do mundo rico de fraternidade que almejamos.
Agora, quando me ponho a meditar sobre tudo isso, meu Senhor, desejo exalçar o Teu nome, por toda a minha omissão dos milênios afora, embora a Tua paciente e dúlcida presença junto a mim.
Já é Natal na Terra, Jesus!
E porque é o Teu Natal, busco em Tua luz desfazer as minhas sombras; procuro em Tua assistência superar minhas variadas necessidades; quero no Teu exemplo de trabalho atender os meus deveres.
Porque é o Teu Natal, anseio por achar na Tua força a coragem de superar os meus limites; desejo ver na Tua entrega total a Deus o reforço para minha fidelidade ao bem e, na Tua auto-doação à vida, anelo tornar-me um servidor; no culto do dever que Te trouxe ao mundo, quero honrar o meu trabalho.
No Teu Natal, que esparge claros jorros de amor sobre o planeta, quero abrigar-Te no imo do meu coração convertido numa lapa bem simples, para que possas nascer em mim, crescer em mim e atuar por mim.
E, na magia do Natal, vibro para que minhas ações permitam que o Teu formoso Reino logo mais possa alojar-se aqui, no mundo, e que cheio de júbilo n'alma eu possa dizer que Te amo, que Te busco e que Te quero seguir, apesar da simplicidade dos meus gestos e do pouco que tenho para dar-Te, meu doce Amigo, meu Senhor.
Teixeira, Raul. Pelo Espírito Ivan de Albuquerque. Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira, em 24/09/2007, na Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói-RJ (fonte: www.feparana.com.br).

Saudações


Toda a saudação deve basear-se em pensamentos de paz e alegria.
*
Pense no seu contentamento quando alguém lhe endereça palavras de afeto e simpatia, e faça o mesmo para com os outros.
*
Mobilize o capital do sorriso e observará que semelhante investimento lhe trará precioso rendimento de colaboração e felicidade.
*
Uma frase de bondade e compreensão opera prodígios na construção do êxito.
*
Auxilie aos familiares com a sua palavra de entendimento e esperança.
*
Se você tem qualquer mágoa remanescendo da véspera, comece o dia, à maneira do Sol: - esquecendo a sombra e brilhando de novo.
ANDRÉ LUIZ
XAVIER, Francisco Cândido. Sinal Verde. CEC.