Imagem ilustrativa; fonte: web
A obsessão é quase
generalizada entre as criaturas e a desobsessão, por isso, torna-se um trabalho
difícil entre os homens. Muitas reuniões espíritas perdem tempo e energia
sublimada para conseguir a desobsessão de alguma criatura que ainda não pensou
em melhorar-se. Os Espíritos reúnem-se por sintonia; isso é do conhecimento de
todos, principalmente dos estudiosos da Doutrina Espírita, e de outros ramos do
espiritualismo. Os iguais se unem, esta é uma lei universal, não somente quando
se trata de Espíritos, mas, certamente, de todas as coisas. Portanto, enquanto
pensares e viveres no clima dos Espíritos inferiores, serás um deles e terás
suas companhias permanentemente.
O Espiritismo se
estende por todo o Brasil, de norte a sul e de leste a oeste, com a missão
grandiosa de levar consolo e instrução espiritual às pessoas que sofrem. No
entanto, é indispensável o bom preparo do médium, em todos os sentidos, para
não ofertar água suja como potável. O ignorante não compreende adequadamente as
leis mas, mesmo assim, a elas está sujeito. Assim como não se deve tomar banho
em água suja, não se deve ensinar o que não se domina suficiente e
equilibradamente. A mediunidade é um dom generalizado em todos os povos porém,
o conhecimento dela é pequeno. A própria razão humana diz que, para dirigir um carro,
deve-se aprender primeiro todos os segredos do seu manejo, porque, já dizia
Jesus, quando um cego guia outra cego, ambos podem cair no despenhadeiro.
É comum, no meio
espírita, o desequilíbrio emocional em decorrência de práticas nascidas de
velhos conceitos e antigos condicionamentos do "fulano falou" ou
"sicrano viveu tal ou qual modo de vida". A Doutrina Espírita é uma
escola que, a cada ano, apresenta modalidades diferentes, mais lógicas, porque
o progresso é o mesmo Deus nos pedindo para nos elevarmos. Os obsediados ou
familiares dos mesmos buscam alívio nas reuniões espíritas e muitas vezes não
encontram a devida orientação para a busca de si mesmos ou, quando encontram,
dispensam os modos sugeridos, por carecerem de certas reformas na modalidade de
pensar e de viver.
A obsessão é uma
doença, por vezes crônica, cabendo ao obsediado uma cirurgia moral, que sempre
traz conforto e equilíbrio para o corpo que o Espírito usa em sua passagem pela
Terra. O erro de muitos dirigentes de reuniões é achar que tudo é ação de Espírito;
um simples fungar, um bocejo ou uma contração nervosa de desequilibrados já é
motivo, para alguns, de acesso à mesa e qualificação de mediunidade aflorada.
Todas as pessoas, sem exceção, que entram, por qualquer motivo, em um centro
espírita à procura de alívio, ou mesmo para desenvolver suas faculdades, devem
obedecer à naturalidade. O seu primeiro caminho é iniciar o trabalho em favor
do próximo e o segundo é se instruir, começando a caridade consigo mesmo, para
que não venha a cair em tentações ou sair pior do que entrou na organização
onde veio buscar a paz.
Não existe equilíbrio
sem esforço, não existe conquista sem trabalho honesto. Onde falta o amor, ali
não permanece o reino de Deus. Estamos vivendo uma época de grandes contrastes,
sendo comum suas manifestações desequilibradoras entre os espíritas. Uns montam
uma disciplina tamanha sobre a mediunidade que cortam as possibilidades de
intercâmbio entre os dois mundos. Outros relaxam, em se tratando da educação, o
que acaba favorecendo às hostes das trevas, onde falsos profetas invadem a casa
por acharem as portas abertas. A própria caridade tem de ser bem entendida em
todas as linhas de ajuda ao próximo. A beneficência ajustada com a necessidade
espiritual da criatura quase sempre não é aceita, por mostrar que há
necessidade de esforço próprio para atingir algum progresso.
A doutrina dos
Espíritos traz uma bandeira da maior importância para a humanidade, com letras
que brilham sem que os séculos consigam apagá-las: a renovação do homem -
fazendo nascer o homem novo dentro do homem velho. A obsessão é muito sutil, de
tal forma que todos a sofremos em menor ou maior grau. Entretanto, se nos
apegarmos ao estudo sério, reunindo-nos sempre em conjunto com aqueles que
desejam melhorar, descobrimos com mais facilidade as nossas deficiências e
encontramos forças para corrigi-las com maior desempenho.
Nós já visitamos
muitos grupos especializados em desobsessão. Aos nossos olhos se apresentam
como numa verdadeira festa infantil, onde o Espírito chora, promete,
arrepende-se, mas não acha campo, nem no médium nem no dirigente, para sustentar
as suas promessas porque, por vezes, eles fazem o mesmo que pedem ao Espírito
para não fazer. E os assistentes que vieram ficar livres das companhias
espirituais, no outro dia arranjam outras piores, ou em maior quantidade, como
nos refere o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. No dizer comparativo,
"sai um e vêm sete". Quando se corta uma árvore, o que dela fica faz
nascer vários galhos. Arrancando-se a raiz, quando não a desejamos, ela
desaparece da nossa companhia e da nossa vista.
Deves estudar a causa
da obsessão e atingir até onde ela está sendo gerada, se queres ficar livre
desse desequilíbrio. O tratamento pode e deve ser demorado. O conhecimento nos
induz a crer que toda cura nesse sentido, feita de um dia para outro, é mais
perigosa que a própria obsessão. Este terrível incômodo é, no fundo, um chamado
para que despertemos os nossos valores espirituais, passando a compreender o
que significa a vida e a necessidade que temos de amar a Deus sobre todas as
coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Nestas poucas linhas,
não podemos tratar de tudo o que se refere à tranqüilidade da consciência. Para
atingir tão elevado objetivo, estamos tentando escrever um livro, como existem
milhares de outros com o mesmo fim. O mundo espiritual honesto está encontrando
barreiras intransponíveis nas próprias reuniões, por faltar nos componentes dos
trabalhos conhecimentos sobre o que se faz. É bom que nos conscientizemos de
que uma simples palavra com um Espírito endurecido não vai modificá-lo de uma
hora para outra. Analisa os teus próprios defeitos, observa a tua vida no lar e
deixa a razão responder-te como demoram certas mudanças, para que o Cristo
possa aparecer no coração e dizer-te: "A paz seja convosco".
Fonte: Livro Segurança
Mediúnica (Miramez/João Nunes Maia).