3º Congresso Espírita Brasileiro


Vem ai o 3º Congresso Espírita Brasileiro com o tema: "Centenário de Chico Xavier - Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec", de 16 a 18 de abril de 2010 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília - DF.
As inscrições encerrarão dia 25/03/10 e devem ser feitas pelo site www.100anoschicoxavier.com.br
Eis uma ótima oportunidade de aprendermos com este que foi o médium mais conhecido de nossos tempos. Não deixe de participar.
Para mais informações acesse os sites www.febnet.org.br ou www.100anoschicoxavier.com.br



Construamos a paz

O constante contato com a violência e a agressividade, seja em caráter individual ou através das notícias veiculadas por todos os meios de comunicação, quase sempre apresentadas de forma alarmante, vem desgastando consideravelmente o ser humano.

Nas situações em que essa violência gera um impacto pessoal e social maior, esse ser humano se angustia e parte em busca da paz. Nesse momento constata que a paz por todos nós buscada não se acha pronta: é necessário construí-la. Na conversação que mantinha com os discípulos pouco antes de iniciar o seu calvário, Jesus observou: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vou-la dou como o mundo a dá."* Realmente, a paz que o mundo nos dá é ainda marcada com a ideia da ausência de guerra, de doença e de dor, e também com a imagem da inatividade, da preguiça,do comodismo.

A paz que Jesus nos deixa, todavia, caracteriza-se pela vivência das Leis Morais que Ele nos ensinou e exemplificou, Leis essas que são incompatíveis com a inércia, com o egoísmo, com o orgulho e com os caprichos pessoais.

A prática da Lei de Amor, que o Evangelho nos revela, implica uma ação permanente voltada ao propósito de nos melhorar, não apenas no que diz respeito à conquista de conhecimentos que ainda não possuímos, mas, acima de tudo, à conquista de valores morais que permitam conviver em harmonia com a nossa própria consciência - onde está escrita a Lei de Deus, como esclarecem os Espíritos Superiores.** Para conquistar a paz que buscamos, não é, pois, suficiente deixar de fazer o mal; é necessário fazer o bem no limite das nossas forças.

Sem dúvida, a paz que necessitamos e que buscamos se encontra dentro de nós, e a desenvolveremos colocando em prática a máxima: "Fora da Caridade não há salvação." Mesmo que ao nosso redor ocorra a violência e a miséria, se estivermos sinceramente empenhados em trabalhar pelo nosso próprio aprimoramento, amando o próximo e auxiliando-o nas suas carências, estaremos vivenciando, tanto quanto nos seja possível, a Lei de Amor, estaremos em paz com Deus e, por consequência, em paz conosco mesmos.

Jesus encerra a conversação com os discípulos, a que nos referimos, com a seguinte observação: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."***

Se quisermos realmente encontrar a verdadeira paz, aprendamos a construí-la em nós mesmos, promovendo e fazendo o bem, tendo por diretriz a prática do Evangelho.


*João, 14:27.
**Allan Kardec – O Livro dos Espíritos – Questão 621.
***João, 16:33.

(Revista Reformador - nº 2.122 Janeiro 2006)

O auxílio virá

O problema que te preocupa talvez te pareça excessivamente amargo ao coração.
É tão amargo que talvez não possa comentá-lo, de pronto.
As vezes, a sobra interior é tamanha que tens a idéia de haver perdido o próprio rumo.
Entretanto não esmoreças.
Abraça o dever que a vida te assinala.
Serve e ora.
A prece te renovará as energias.
O trabalho te auxiliará.
Deus não nos abandona.
Faze silêncio e não te queixes.
Alegra-te e espera, porque o céu te socorrerá.
Por meios que desconheces, Deus permanece agindo.

Emmanuel, psicografia de Chico Xavier

Avaliação


Quando tiveres superado graves problemas de relacionamento no grupo das pessoas queridas, não te detenhas na lembrança das aflições e lágrimas que, porventura, tenhas trazido por dentro do próprio coração.



Pensa no concurso recebido de benfeitores da Vida Maior que te escoraram, na travessia de inesperadas perturbações.



Quando saíste desse ou daquele acidente, sem calamidades fatais, não te fixes na recordação das fases difíceis de semelhante acontecimento.



Reflete nao auxílio dos Enviados do Bem que conseguiram colocar-te a salvo de consequências a lamentar.



Quando venceste lutas e tentações que te situavam às portas da insanidade ou do suicídio, não te demores na rememoração dos fatos que te impeliam a enganos e alucinações.



Medita na dedicação dos Amigos Espirituais, domiciliados em plano Superior, que te evitaram a queda nos despenhadeiros da sombra.


Quando varaste o tratamento da saúde comprometida por enfermidade complexa, não te cristalizes na idéia de doença e sofrimento.



Imagina a generosidade dos Mensageiros da Luz que te reduziram as crises orgânicas, sem que disso te apercebesses, socorrendo-te tanto na assistência médica como também no carinho daqueles que te rodeiam, a fim de que se te alongue a existência na Terra, com a oportunidade de trabalhar.



Ainda mesmo nas provas que consideres claramente infelizes, não te craves em pensamentos de tristeza e desânimo.



Avalia as bençãos que te ficam no balanço de quaisquer ocorrências e agradece o saldo dos recursos e vantagens com que a Misericórdia Divina te favorece, na certeza de que os emissários dos céus te ajudarão a reconhecer que Deus, em qualquer situação e em qualquer tempo, faz, por nós todos, o que seja melhor.



MEIMEI



Médium: Francisco Cândido Xavier do Livro : Amizade - Edição IDEAL




Amai a vossos inimigos


"Eu porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filho do vosso Pai que está nos céus;

Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Pois se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Sede vós pois perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus."


Mateus 5: 44 a 48


Jesus veio nos ensinar o amor, a caridade, a humildade e o perdão.

Amor é o que há de mais perfeito, dentro dele está a caridade, a humildade e o perdão.

Mas o que é o perdão ou perdoar? Sempre digo que perdoar é esquecer, é sentir no fundo da alma que a dor provocada por alguém não dói mais e que o peso da mágoa sofrida se apagou. É olhar para de onde veio essa dor e perceber que se apagou e que dos momentos de mágoa ficaram a sabedoria e a compreensão.

Perdão para ser verdadeiro tem que vir de dentro, como é citado no Evangelho Segundo o Espiritismo, é lançar um véu sobre as ofenças sofridas. Dizer que perdoa e sempre que tiver uma oportunidade relembrar a ofensa não é perdão.

Façamos como nos ensina Jesus, amemos os nossos inimigos e oremos pelos que nos maltratam para que eles possam ver que não existe força maior do que a do amor.