GRANJEAI AMIGOS



“Também vos digo: granjeai amigos com as riquezas da injustiça.”
– Jesus. (Lucas, 16:9).


Se o homem conseguisse, desde a experiência humana, devassar o pretérito profundo, chegaria mais rapidamente à conclusão de que todas as possibilidades que o felicitam, em conhecimento e saúde, provêm da Bondade Divina e de que a maioria dos recursos materiais, à disposição de seus caprichos, procedem da injustiça.
Não nos cabe particularizar e, sim, deduzir que a concepções do direito humano se originaram da influência divina, porque, quanto a nós outros, somos compelidos a reconhecer nossa vagarosa evolução individual do egoísmo feroz para o amor universalista, da iniquidade para a justiça real.
Bastará recordar, nesse sentido, que quase todos os Estados terrestres se levantaram, há séculos, sobre conquistas cruéis. Com exceções, os homens têm sido servos dissipadores que, no momento do ajuste, não se mostram à altura da mordomia.
Eis porque Jesus nos legou a parábola do empregado fiel, convidando-nos à fraternidade sincera para que, através dela, encontremos o caminho da reabilitação.
O Mestre aconselhou-nos a granjear amigos, isto é, a dilatar o círculo de simpatias em que nos sintamos cada vez mais intensamente amparados pelo espírito de cooperação e pelos valores intercessórios.
Se o nosso passado espiritual é sombrio e doloroso, busquemos simplificá-lo, adquirindo dedicações verdadeiras, que nos auxiliem através da subida áspera de redenção. Se não temos hoje determinadas ligações com as riquezas da injustiça, tivemo-las, ontem, e faz-se imprescindível aproveitar o tempo para o nosso reajustamento individual perante a Justiça Divina.

(Francisco Cândido Xavier/Emmanuel. Livro: Pão Nosso)
MANSOS DE CORAÇÃO

Quando Jesus proclamou a felicidade dos mansos de coração, não se propunha, de certo, exaltar a ociosidade, a hesitação e a fraqueza.
Muita gente, a pretexto de merecer o elogio evangélico, foge aos mais altos deveres da vida e abandona-se à preguiça ou à fé inoperante, acreditando cultivar a humildade.
O Mestre desejava destacar as almas equilibradas, os homens compreensivos e as criaturas de boa vontade que, alcançando o valor do tempo, sabem plantar o bem e esperar-lhe a colheita, sem desespero e sem violência.
A cortesia é o primeiro passo da caridade.
A gentileza é o princípio do amor.
Ninguém precisa, pois, aguardar o futuro, a fim de possuir a Terra. É possível orientá-la hoje mesmo, detendo-lhe os favores e talentos, entre os nossos semelhantes, cultuando a bondade fraternal.
As melhores oportunidades de cada dia no mundo pertencem àqueles que melhores de fazem para quantos lhes rodeiam os passos. E ninguém se faz melhor, arremessando pedras de irritação ou espinhos de amargura na senda dos companheiros.
A sabedoria é calma e operosa, humilde e confiante.
O espírito de quem ara a terra com Jesus compreende que o pântano pede socorro, que a planta frágil espera defesa, que o mato inculto reclama cuidado e que os detritos do temporal podem ser convertidos em valioso adubo, no silêncio do chão.
Se pretendes, pois, a subida evangélica, aprende a auxiliar sem distinção.
A pretexto de venerar a verdade, não aniquiles as promessas do amor. Abraça o teu roteiro, com a alegria de quem trabalha por fidelidade ao Sumo Bem, estendendo a graça da esperança, a benefício de todos, e, um dia, todos os que te cercam e te acompanham entoarão o cântico dos bem-aventurados que o teu coração escreveu e compôs nos teus atos, aparentemente pequeninos de fraternidade e sacrifício, em favor dos outros, em tua jornada de ascensão à Divina Luz.
(Francisco Cândido Xavier/Emmanuel. Livro: Escrínio de Luz)

CAUSAS DAS MISÉRIAS HUMANAS



A todo momento vivenciamos situações que ainda nos causam algum espanto, pelo fato das pessoas não sentirem nenhum interesse pelo esclarecimento das verdadeiras causas das misérias humanas.
Nossos jovens estão vivendo um momento de descobertas e por falta de aprofundamento de estudos que os levem a um direcionamento religioso ou alguma doutrina que os encaminhem por uma estrada onde possam realmente entender o  porque da maioria dos casos violentos que acontecem no nosso cotidiano. Os pais por outro lado, estão tentando a todo custo se livrarem da responsabilidade de educar os filhos, optando pela comodidade de pagar um colégio caro atribuindo a esse procedimento a completa educação dos mesmos,convém ressaltar que essa atitude  parte daqueles que têm recursos para tanto, ao passo que os   menos favorecidos, estão deixando a cargo do mundo e suas facilidades torpes essa educação.
Vemos a todo momento nos chegar através dos meios de comunicação notícias de desastres e  crimes de toda natureza, e quando nos referimos a desastres e crimes estamos incluindo os fatos agora corriqueiros que é a propagação das drogas, a o sexo irresponsável, o abandono das escolas ou até mesmo o uso dessas para a divulgação e prática de atos considerados normais por uma juventude  segregada ao uso indevido das facilidades tecnológicas, contudo, é preciso que fique bem claro que o progresso tecnológico é necessário,mais cabe aqueles que disponibilizam aos seus educa-los pra fazer o uso correto dessas facilidades e progressos.
Nós pais, temos o dever de educar plenamente nosso filhos, afinal eles são os arquitetos que construirão uma nova morada,  e se pararmos pra imaginar o que será do nosso planeta se os seus mantenedores forem criaturas sem nenhum conhecimento das coisas de DEUS, em que se transformará nossa terra ?.
Já é chegado o momento em que todas as criaturas e principalmente os pais precisam ter a consciência  dos compromissos assumidos perante DEUS, e darem a aqueles com os quais  se comprometeram, o esclarecimento adequado para que no futuro as misérias humanas sejam vistas como consequência dos nossos atos e ações e consequentemente devem ser excluídas do nosso cotidiano educacional evolutivo.

Arquivo Caridade e Fé.

Da esq. p/ dir: Samuel, Jeannine, Bruno, Tânia, Vera, Dora e Zilda.


A imagem acima e a abaixo foram registradas após realização de atendimento médico espiritual no Centro Espírita Allan Kardec, à epoca com sede social na cidade de Ilha Grande do Piauí. Atualmente a casa está desativada.

Esq. p/ dir: Zilda, Jeannine, Bruno, Tânia, Vera, Dora e Pedro.

Pelo 3º ano consecutivo, comunidade recebe caravana do Caridade e Fé.

Esq. p/ dir: Assis, Lindalva, Josenilda, Jeannine, Regina e Zilda.


Será no próximo dia 16, a partir das 08hs, que a comunidade Salgado, zona rural de Luis Correia, receberá os trabalhos de atendimento médico-espiritual e fraterno espiritual do Centro Espírita Caridade e Fé.

Esta é a terceira vez que trabalhadores da casa participam deste trabalho de auxílio a pessoas carentes, que residem muito distantes de uma casa espírita e que sofrem com problemas como obsessão espiritual, mediunidade reprimida, depressão, patologias sem diagnóstico exato dentre outros problemas de ordem psicológico-moral.

Os trabalhos serão realizados na residência da voluntária Lindalva que realiza semanalmente evangelho coletivo em sua residência com a participação de vários vizinhos.

As imagens abaixo são registros dos trabalhos realizados no ano de 2011:

Esq. p/ dir: Zilda, Analídia, Assis, Regina, Josenilda e Lindalva.

Esq. p/ dir: Samuel, Dolores Neta, Analídia, Regina e Simone.

Dolores, Regina e Assis

Pedro, Regina, Zilda, Dulcicleide e Assis.

Abertura dos trabalhos com a leitura do evangelho

Momento do evangelho.

Pacientes na fila de espera.


Diretores do Caridade e Fé debatem sobre eleições.



A última reunião da diretoria do Caridade e Fé aconteceu na tarde deste domingo, 02, na sede social do centro. Em pauta os últimos preparativos do lanche e bazar a ser realizado próximo dia 09, às 17hs, no calçadão cultural da casa; também foram acertados os detalhes do atendimento médico-espiritual e fraterno espiritual na comunidade Salgado em Luis Correia, no dia 16 deste mês.

Outra pauta que rendeu muitas sugestões e tratou de detalhes foi o Natal 2012 do Caridade e Fé. Ficou acertado que ser realizará no dia 25 de dezembro às 18:30hs. Com uma programação bem diferente dos anos anteriores, o evento será uma cantata de natal, mas também terá apresentações teatrais e declamações de poesias de Auta de Souza e Maria Dolores.

A reunião também tratou da eleição para nova diretoria da casa que deverá ocorrer no dia 12 de janeiro de 2013. Os primeiros conchavos de trabalhadores da casa apontam a trabalhadora Zilda Aguiar para a presidência da casa, tendo como vice, o orador espírita Samuel Aguiar. A partir desta próxima terça, 04, será divulgado através de comunicado em mural e avisos verbais no início dos trabalhos, a realização da assembléia geral que deverá escolher o novo presidente e vice.

Os membros que compõem a diretoria como tesoureiro, secretário, bibliotecário, departamento de ação social, departamento de educação mediúnica, evangelização infantil e mocidade deverão ser escolhidos pelos novos presidentes. É provável que alguns nomes permaneçam em seus cargos a exemplo da evangelizadora Simone Seligmann, Cacau Junior na mocidade e Assis Aguiar na educação mediúnica.