Explicações

imagem net
(...)Nosso orientador real é o Cristo, Nosso Senhor.
Sem Ele nossa aplicação aos Seus ensinos e exemplos, respiraremos invariavelmente na  antiga cegueira que nos arroja aos fundos espinheiros do fosso.


Procuremo-lo, pois, auxiliemo-nos uns aos outros, e você, que com tanta generosidade se interessa pela minha renovação, não se esqueça das oito letras de luz que brilham sobre o seu nome. Ser "Espírita" é continuar  com Jesus o apostolado da redenção. E que você prossiga com Mestre, amando e servindo, no constante incentivo do bem, é tudo de mais nobre que lhe posso desejar.
 LIVRO - HISTÓRIAS E ANOTAÇÕES - HUMBERTO DE CAMPOS / CHICO XAVIER


Nesse belíssimo trecho de mais uma lição trazida à nós pela mão abençoada do Chico, nosso mestre Humberto de Campos, expressa uma das mais exemplificadoras lições que nos alcança o íntimo nos remetendo aos mais profundos raciocínios que fazemos tanta questão de ocultar para benefício de nosso orgulho e egoismo. As breves palavras aqui postas na mensagem nos impelem a olharmos de forma mais exata os ensinos e Jesus. 

Vemos com certa constância, nas casas espíritas irmãos que estudam, expõem mas não tomam para si os acertados e fiéis ensinamentos que são o farol à iluminar nossa estrada. O citado espinheiro, nada mais é do que nossas inconsequências mostradas com bastante frequência mesmo nos instantes em que devemos nos conter diante de tanta ignorância. 

O ser "Espírita" não se resume à cansativas leituras propostas com o errôneo propósito de que somos estudiosos da doutrina, mas que nada fixamos em nós e tão pouco ofertamos ao nosso semelhante. 

Ainda nos postamos como meros admiradores das palavras e ensinos do Mestre, mas que bem pouco ou nada fazemos para os enraizarmos em nós fazendo com que nos tornemos Espíritas verdadeiros livres de egotismo, egoísmo e lodacento orgulho que alimentamos com muita facilidade baseados em nossas aquisições materiais.     
Paz a Todos.
Pedro Aguiar