Alcoolismo

Deixo um trecho que explica como o espiritismo vê o alcoólatra e o alcoolismo.

COMO O ESPIRITISMO VÊ O ALCOOLISMO E O ALCOÓLATRA?

O alcoolismo e uma criação humana: falível, portanto.
O alcoólatra e um ser com livre-arbítrio, que não reúne, ainda, reservas morais para não se deixar escravizar pelo vício.
Considerando que todas as criaturas humanas são espíritos em busca da evolução, há diversas tentações colocadas a sua frente por uma sociedade ainda atrasada, pela qual somos todos responsáveis.
O homem nunca esta só, física ou espiritualmente; fixado no vício, terá permanente companhia de encarnados e desencarnados sintonizados com ele. Nesse caso, mesmo quando não esteja propenso a beber, o alcoólatra será a isso levado, por "amigos de bar" ou, o que é pior, por espíritos infelizes, que fazem dele seu instrumento de satisfação ao vício.
Assim, pois, além do tratamento médico e psicológico, muito maior ênfase deverá ser dada a EVANGELHOTERAPIA!

O QUE VEM A SER EVANGELHOTERAPIA?

O tratamento pelo Evangelho, a cura do espírito.
Sim, cuidando do corpo, cuida-se de uma fração episódica da existência do indivíduo; porém, cuidando-se do espírito, cuida-se da erradicação do mal , construindo-se uma obra para a ETERNIDADE!
Cada tendência negativa superada - entre as quais o alcoolismo - representará mais um degrau alcançado na escada do progresso espiritual. Nesse particular, o ESPIRITISMO representa poderoso estimulo à cura, pela REFORMA ÍNTIMA do indivíduo, pois o levará a reflexão e ao conhecimento das conseqüências infelizes do alcoolismo em futuras reencarnações. A ótica reencarnacionista, calcada na lógica, no bom senso e principalmente na Justiça Divina, levará o homem a não assumir dívidas hoje para resgate nas próximas vidas e nem a jogar espinhos na frente do seu caminho.

Viver é um espetáculo imperdível

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá a falência.
Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júblio nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz não é ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crtítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Faça da sua vida um canteiro de oportunidades.
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar no caminho, comece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas é usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade, usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível...

Revista "Reformador" de Abril


A Revista "Reformador" do mês de Abril trás como tema central o "Alcoolismo". Na revista, outros importantes textos estão inclusos. Entre eles: Primórdios do Espiritismo; Convulsionários: religião, fanatismo ou charlatanismo?; Sono e Sonhos. Nesta edição o leitor também encontra uma entrevista com Oceano Vieira de Melo sobre o Uso de DVD's para a Difusão do Espiritismo. Também estão presentes textos de Richard Simonetti, Vianna de Carvalho, Mauro Paiva Fonseca, Marta Antunes Moura, Haroldo Dutra Dias, Mário Frigéri, Roberto Carlos Fonseca e entre outros. A revista pode ser encontrada em qualquer banca de revista do País pelo valor de R$ 5,oo (cinco reais). Aqueles que desejarem fazer assinatura anual da revista pode enviar um e-mail para: assinaturas.reformador@febrasil.org.br e custa apenas R$ 39,00. Independente da forma que optar por ter acesso a esta centenária revista, não perca a oportunidade de ler esta edição e, os próximos números.

Campanha "Evangelho no Lar".



A Federação Espírita Brasileira e todo o Movimento Espírita do País está mobilizando espíritas, simpatizantes e mesmo irmãos nossos de outras religiões à prática do "Evangelho no Lar". Você, espírita que sabe como é feito o Culto do Evangelho no Lar e o pratica, ensine outras pessoas a fazer. Passe essa idéia adiante, pois, é de grande valia num ambiente como o Lar. É preciso que cultivemos nas pessoas o interesse por ver sua família harmonizada num Lar e não somente numa casa, que po sua vez, implica ser o espaço físico. Para você, amigo leitor (a), que não sabe como se realiza o Evangelho no Lar aqui vão alguns passos básicos.

  1. Convide toda a família residente na casa (se não conseguir sensibilizá-los faça-o sosinho (a));
  2. Escolha um dia e horário certo pra realização do Evangelho a partir daquela data. (É que os Bons Espíritos criam um vínculo com a família e passam a participar do Culto Cristão);
  3. Organize numa mesa uma garrafa com água filtrada e copos para que todos possam beber da água fluidificada após o Evangelho.
  4. Escolha uma leitura do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" para ser feita no momento. (Essa leitura pode ser ocasional ou a que você escolher no índice, ou, ainda, pela ordem dos capítulos).
  5. Faça uma prece rogando a Deus assistência espiritual naquele instante e, peça a Ele, a presença de seu anjo de guarda e espíritos amigos que sempre estão por perto para nos ajudar.
  6. Faça a leitura escolhida pra ocasião e depois teça alguns comentários sobre o que entendeu do assunto.
  7. Em seguida, faça uma prece de agradecimento (se quizerem cada um dos participantes também pode fazer uma prece de forma individual) pedindo ao Pai Amantíssimo proteção para toda a semana incluíndo aí seus visinhos, amigos, familiares encarnados e desencarnados, bem como, aquelas pessoas com quem não temos maior afetividade ou guardamos mágoa. Rogue aos bons espíritos a fluidificação da água e o passe em cada um dos presentes e em quem se pensar.

A prática do Evagelho no Lar resulta em inúmeras vantagens, principalmente no campo fluídico onde o clima do ambiente torna-se mais favorável à Fé, a Paciência e a prática da Caridade.

Experimente e perceba como sua vida muda pra melhor.

Muita Paz!





Entre Falsas Vozes


Se a preguiça te pede: - "descança!", responde-lhe com algum acréscimo de esforço no trabalho que espera por teu concurso. Se a vaidade te afirma: - "Ninguém existe maior que tu!", retribui com a humildade, reconhecendo que não passamos de meros servidores da vida, entre os nossos irmãos de luta. Se o orgulho te diz: - "Não cedas!", aprende a esquecer-te auxiliando sempre. Se o ciúme te segreda aos ouvidos: -"A posse é tua!", guarda silêncio em tua alma e procura entender que o bem e o amor são bênçãos do Céu extensivas a todos. Se o egoísmo te aconselha: - "Retém!", abre tuas mãoe e distribuia bondade com os que te cercam. Se a revolta te assevera: - "Reage e reivindica teus direitos!", aguarda a Justiça Divina, trabalhando e servindo com mais abnegação. Se a maldade te sugere: - "Vinga-te!", considera que mais vale amparar constantemente o companheiro, quando temos sido auxiliados por Jesus, afim de que o amor fulgure em nossas vidas. Os falsos profetas vivem nos recessos de nosso próprio ser. Surgem, cada dia, invariáveis, na forma da intriga ou da maledicência, da leviandade ou da indisciplina, induzindo-nos a cerrar o coração contra a consciência. Se aceitamos Jesus em nosso roteiro, ouçamos o que nos diz o seu ensinamento e apliquemo-nos à prática de Suas lições sublimes. Olvidemos as insinuações da ignorância e da treva, da crueldade e da má fé, que nos enrijecem o sentimento e, de coração unido à vontade do mestre, vendo a vida por seus olhos e ouvindo os nossos irmãos, através de seus ouvidos, estaremos realmente habituados à posição de intérpretes do seu infinito Amor, em qualquer parte.


Emmanuel

(Psicografia de Francisco Cândido Xavier)

Ventura da Prece


Vinde, todos vós que desejais crer; acorrem os Espíritos celestes, e vêm anunciar-vos grandes coisas! Deus, meus filhos, abre os seus tesouros, para distribuir seus benefícios. Homens incrédulos! Se soubésseis como a fé beneficia o coração, e leva a alma ao arrependimento e à prece! A prece. Ah como são tocantes as palavras que se despredem dos lábios no momento da prece! Porque a prece é o orvalho Divino que suaviza o excessivo calor das paixões. Filha predileta da fé, leva-nos ao caminho que conduz a Deus. No recolhimento e na solidão, encontrai-vos com Deus; e para vós o mistério se desfaz, porque Ele se revela. Apóstolos do pensamento, a verdadeira vida se abre para vós! Vossa alma se liberta da matéria e se lança pelos mundos infinitos e etéreos, que a pobre humanidade desconhece. Marchai, marchai, pelos caminhos da prece, e ouvireis a voz dos Anjos! Que harmonia! Não são mais os ruídos confuzos e as vozes gritantes da Terra: são as liras dos arcanjos, as vozes doces e meigas dos Serafins, mais leves que as brisas da manhã, quando brincam nas ramagens dos vossos arvoredos. Com que alegria então marchais! Vossa linguagem terrena não poderá exprimir jamais essa ventura, que vos impregna por todos os poros, tão viva e refrescante é a fonte em que bebemos através da prece! Doces, vozes, inebriantes perfumes, que a alma ouve e aspira, quando se lança pela prece, a essas esferas desconhecidas e habitadas! São divinas todas as aspirações, quando livres dos desejos carnais. Vós também, como o Cristo, orai carregando a vossa cruz para o Gólgota, para o vosso Calvário. Levai-a, e sentireis as doces emoções que Lhe passavam pela alma, embora carregasse o madeiro infamante. Sim, porque ele ia morrer, mas para viver a vida celestial, na morada do Pai.


Santo Agostinho - Paris, 1861.

(Trecho extraído de O Evangelho Segundo o Espiritismo).