Aperfeiçoamento dos Sentimentos



Disse eu que em seus começos, só instintos o homem possuía. Mas próximo portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em que predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germens latentes da matéria. Os instintos são as germinações e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas se conservam escravizados de seus instintos. o Espírito precisa ser cultivado como um campo. Toda riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais dos bens terrenos : a elevação gloriosa. É então que, compreendendo a lei do amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias terrestres
                                                               Lázaro (Allan  Kardec)


O Evangelho Segundo o Espíritismo, cap. XI item 8 

Quitação



Todas as contas a resgatar pedem relação direta entre credores e devedores.
é por isso que te vês, freqüentemente, na terra, diante daqueles a quem deve algo.
No lar ou nas linhas que o marginam, é fácil reconhece-los quando entregas desinteresse e dedicação, recolhendo aspereza e indiferença.
Muitas vezes, trazem nomes queridos no recinto doméstico,e assemelham-se a impassíveis verdugos, apresando-te o coração nas grades do sofrimento.
Em muitos lances da estrada, são amigos a quem te dás, sem reservas e que te arrastam a dificuldades de longo curso.
Em várias ocasiões, são pessoas das quais enxugaste as lágrimas, situando-se na intimidade da própria vida, e que, de súbito, se transformam em adversários gratuitos do teu caminho, em toda parte.
Entretanto, se defrontado por semelhantes problemas, é indispensável te municies de amor, paciência, tolerância e serenidade, para desfazeres as tramas da incompreensão.
Guarda a consciência no dever lealmente cumprido e haja o que houver, releva os golpes com que te firam, ofertando-lhe o melhor sentimento, a melhor idéia, a melhor palavra e a melhor atitude.
Água cristalina,pingando, gota a gota, converte o vaso em vaso de água pura.
E, se depois de todos os teus gestos de fraternidade e benevolência, ainda te perseguem ou te injuriam, abençoa-os em prece e continua, adiante, fiel a ti mesmo, na certeza de que humildade, na hora da crise, é nota de quitação.
                                                          EMMANUEL

Do livro: Justiça Divina - FEB
médium: Chico Xavier

Gravidez na Adolescência



A gravidez na adolescência é um dos grandes problemas-desafio da atualidade, em razão do número crescente de jovens despreparadas para a maternidade, que se deparam em situação deveras perturbadora, gerando grave comprometimento social.
Dominados pela curiosidade e espicaçados por uma bem urdida estimulação precoce, que faculta a promiscuidade dos relacionamentos, os adolescentes facilmente se entregam às experiências sexuais sem nenhuma preparação psicológica, menos ainda responsabilidade de natureza moral.
Desconhecendo os fatores propiciatórios da fecundação e sem qualquer orientação cultural em torno do intercâmbio sexual, permitem-se o intercurso dessa natureza com sofreguidão e sob conflitos, tendo de enfrentar o gravame da concepção fetal.
Ao darem-se conta da ocorrência inesperada, recorrem a expedientes perigosos, a pessoas inescrupulosas, quase sempre interessadas na exploração da ignorância, e culminam na execução do crime covarde do aborto clandestino, com todos os riscos decorrentes dessa atitude cruel.
Iniciada a malfadada fuga, novas ocorrências criminosas têm lugar, porque o adolescente perde a identidade moral e, aturdido, deixa-se arrastar a novos tentames, cujos resultados são sempre infelizes. Quando isso não ocorre, porque destituídos do sentimento de amor, que os poderia unir, são as futuras mães deixadas a mercê da família ou da própria sorte, trazendo ao mundo os desamparados rebentos que experimentarão a orfandade, não obstante os pais desorientados permaneçam vivos.

                                                                         Joanna de Angelis

Do livro: Adolescência e Vida

*"Seguindo esta belíssima orientação, nada mais justo do que procurarmos ver de forma diferenciada, os modernismos tão presentes nas famílias, onde as ocorrências de gravidez prematura tem ocorrido de maneira muito constante, onde os pais tendem a culpar o mundo, quando as amostras de irresponsabilidade educacional  estão contidas nos conceitos errôneos de que os jovens não devem ser privados dos movimentos e acontecimentos que a fase da vida lhes facilita, agregados ao desequilíbrio moral e espiritual que a maioria das famílias têm vivido.
Pensemos nisso, para que no futuro não tenhamos mais e mais exemplos de crianças concebendo crianças, e cada vez mais, pais tentando se esconder atrás de julgamentos indébitos e muitas vezes, indo atrás de benefícios materiais baseados em opiniões que não passam de uma prova de ignorância e desleixo de criaturas inescrupulosas e sem princípios da moral cristã."
                                                                
                                                                   Pedro Aguiar 

Os Nossos que se Vão

 
Nosso pai amado em sua pureza e bondade infinita, nos brinda constantemente com oportunidades reencarnatórias, nos disponibilizando meios para evoluirmos. Muitos desempenham seu papel de forma brilhante, outros nem tanto, por isso alguns têm seu retorno abreviado causando grandes sofrimentos aos que não conseguem compreender a necessidade da volta sem prévio aviso.
Faz-se necessário, que conheçamos nossas falhas e defeitos, para aprimorarmos um e nos livrarmos do outro. O regresso à pátria dos espíritos deve vista não somente como perda, mas principalmente como mais uma etapa vencida por nós e que ao voltarmos a condição de espíritos, estamos obedecendo os desígnios do nosso criador que vê nessa passagem, acima de qualquer coisa, um ganho para nós, se assim merecermos, do contrário teremos que prestar contas dos desvios que cometemos em nossa estada por aqui, quando nos excluímos de realizar os planos e tarefas aceitas no retorno a matéria.
Estudemos DEUS a todo momento e chegará a hora que entenderemos que muitas vezes, os verdadeiros "FINADOS'' são os que se encontram aprisionados à matéria densa, sem  se importarem sequer em aprender o motivo verdeiro da vida e da morte.
Oremos pelos nossos que se encontram em perturbação e dúvida pelo desconhecimento do rencontro consigo mesmo quando na volta ao mundo espiritual. 

Muita Paz e Luz a Todos

                                                      Josefina

 

Dia de Finados



 
Os Espíritos, respondendo a perguntas de Kardec a respeito (em O Livro dos Espíritos), mostraram que os laços de amor existentes entre os que partiram e os que ficaram na Terra justificam esses atos. E declaram que no Dia de Finados os cemitérios ficam repletos de Espíritos que se alegram com a lembrança dos parentes e amigos. Há espíritos que só são lembrados nesta data, por isso, gostam da homenagem; há espíritos que gostariam de serem lembrados no recinto do lar. Porque, se ele desencarnou recentemente e ainda não está perfeitamente adaptado às novas realidades, irá sentir-se pouco à vontade na contemplação de seus despojos carnais; Espíritos com maior entendimento, pedem que usemos o dinheiro das flores em alimento aos pobres. Portanto, usemos o bom senso em nossas homenagens. Com a certeza que ELES VIVEM. E se eles vivem, nós também viveremos. E é nessa certeza que devemos aproveitar integralmente o tempo que estivermos encarnados, nos esforçando para oferecer o melhor de nós em favor da edificação humana. Só assim, teremos um feliz retorno à pátria espiritual.
Muita paz e Luz aos nossos que se encontram na espiritualidade, compreensão e amor verdadeiro  para  nós que ainda nos encontramos na matéria.
                                                                 
                                                                    Pedro Aguiar.

O sentimento da Justiça no Ser Humano

 
A Divina luz da justiça está em toda a parte do universo.
Amor e justiça se complementam e resumem toda a lei.
Na  definição da doutrina espírita, a justiça consiste em respeitar cada um os direitos dos demais
Não somente os direitos consagrados nas legislações humanas, mais todos os direitos naturais compreendidos no sentido amplo da justiça.
O ensino do Cristo toma o direito pessoal como base do direito alheio,corolário natural do amor ao próximo igual ao amor de si mesmo no mandamento maior.
Na fórmula mais sábia, mais geral e abrangente, nem mecanismo mais simples na aplicação imediata da justiça, tornando-se cada um juíz de suas ações e responsável pelas consequências delas decorrentes.
O sentimento de justiça varia nos indivíduos de conformidade com grau evolutivo espiritual de cada um. Há uma estreita correlação entre o desenvolvimento dos sentimentoss de justiça e os do amor, a compreensão, da fraternidade e de tudo que se opõe ao egoísmo.

                                          Juvanir B. de souza

Do livro: Tempo de Transição.