O que você sabe sobre o Dilúvio?

Imagem ilustrativa


Uma das produções cinematográficas que mais tem arrastado público aos cinemas do Brasil nos últimos dias é o filme Noé. Em termos de produção, inegavelmente, o filme é fantástico, mas quanto a esse assunto, qual a sua opinião?

Apresentamos abaixo as informações de Allan Kardec sobre o Dilúvio. O texto compõe o capítulo IX de A Gênese, Revoluções do Globo, no ítem Dilúvio Bíblico. Leia e tire suas próprias conclusões.

“O dilúvio bíblico, também conhecido pela denominação de “grande dilúvio asiático”, é fato cuja realidade não se pode contestar. Deve tê-lo ocasionado o levantamento de uma parte das montanhas daquela região, como o do México. Corrobora esta opinião a existência de um mar interior, que ia outrora do mar Negro ao oceano Boreal, comprovada pelas observações geológicas. O mar de Azov, o mar Cáspio, cujas águas são salgadas, embora nenhuma comunicação tenham com nenhum outro mar; o lago Aral e os inúmeros lagos espalhados pelas imensas planícies da Tartália e as estepes da Rússia parecem restos daquele antigo mar.

Por ocasião do levantamento das montanhas do Cáucaso, posterior ao dilúvio universal, parte daquelas águas foi recalcada para o norte, na direção do oceano Boreal; outra parte, para o sul, em direção ao oceano Índico. Estas inundaram e devastaram precisamente a Mesopotâmia e toda a região em que habitaram os antepassados do povo hebreu. Embora esse dilúvio se tenha estendido por uma superfície muito grande, é atualmente ponto averiguado que ele foi apenas local; que não pode ter sido causado pela chuva, pois, por muito copiosa que esta fosse e ainda que se prolongasse por quarenta dias, o cálculo prova que a quantidade d’água caída das nuvens não podia bastar para cobrir toda a terra, até acima das mais altas montanhas.

Para os homens de então, que não conheciam mais do que uma extensão muito limitada da superfície do globo e que nenhuma idéia tinham da sua configuração, desde que a inundação invadiu os países conhecidos, invadida fora, para eles, a Terra inteira. Se a essa crença aditarmos a forma imaginosa e hiperbólica da descrição, forma peculiar ao estilo oriental, já não nos surpreenderá o exagero da narração bíblica. O dilúvio asiático foi evidentemente posterior ao aparecimento do homem na Terra, visto que a lembrança dele se conservou pela tradição em todos os povos daquela parte do mundo, os quais o consagraram em suas teogonias. É igualmente posterior ao grande dilúvio universal que assinalou o início do atual período geológico. Quando se fala de homens e de animais antediluvianos, a referência é àquele primeiro cataclismo”.


Kardec ainda explica em nota de rodapé que: “A lenda indiana sobre o dilúvio refere, segundo o livro dos Vedas, que Brama, transformado em peixe, se dirigiu ao piedoso monarca Vaivaswata e lhe disse: “Chegou o momento da dissolução do Universo; em breve estará destruído tudo o que existe na Terra. Tens que construir um navio em que embarcarás, depois de teres embarcado sementes de todos os vegetais. Esperar-me-ás nesse navio e eu virei ter contigo, trazendo à cabeça um chifre pelo qual me reconhecerás.” O santo obedeceu; construiu um navio, embarcou nele e o atou por um cabo muito forte ao chifre do peixe. O navio foi rebocado durante muitos anos com extrema rapidez, por entre as trevas de uma tremenda tempestade, abordando, afinal, ao cume do monte Himawat (Himalaia). Brama ordenou em seguida a Vaivaswata que criasse todos os seres e com eles povoasse a Terra. É flagrante a analogia desta lenda com a narrativa bíblica de Noé. Da Índia ela passara ao Egito, como uma multidão de outras crenças. Ora, sendo o livro dos Vedas anteriores ao de Moisés, a narração que naquele se encontra, do dilúvio, não pode ser uma cópia da deste último. O que é provável é que Moisés, que aprendera as doutrinas dos sacerdotes egípcios, haja tomado a estes a sua descrição.

Notícia boa!


Hoje, 02, tem Joanna de Ângelis no Caridade e Fé


Aula de hoje: Consciência e Discernimento.

Obra de Maio do Clube do Livro Caridade e Fé Já Está disponível


Já está disponível na livraria do Caridade e Fé a obra do mês de maio que pertence ao Clube do Livro. Mensalmente, pessoas cadastradas no Clube do Livro Caridade e Fé recebem uma obra espírita diferente, pagando apenas R$15,00.

O livro deste mês tem como título Mediunidade com Jesus, psicografado pelo médium Roberto Lúcio V. De Souza, através do espírito Carlos.

Segundo o site mensagem espírita o livro trata de "oportunas mensagens de orientação e alerta, baseadas no Evangelho e nas Epístolas do apóstolo Paulo. É de muita utilidade como estudo complementar em reuniões de Educação Mediúnica e mesmo como guia de reflexões. Mostra de forma inquestionável a importância da situação moral do médium no relacionamento com os Espíritos nobres".


Aceitemos a Dor


Aceitemos a dor na condição de apoio celeste, com que a Providência Divina nos enriquece o  caminho.
                                                                    +++++
Toda a natureza, para ajudar a experiência do homem, alimentando-o e amparando-o, padece constantes dilacerações.
                                                                    +++++
Para transformar-se em sementeira proveitosa, morre o grão esquecido no solo.
                                                                   +++++
Para converter-se em farinha, a espiga humilha-se, asfixiada, sob a mó que a tritura.
                                                                   +++++
Para dar-se em pão abençoado à mesa, submete-se a farinha à elevada tensão do forno.
                                                                   +++++ 
Para servir no levantamento do edifício, sofre a pedra a pressão do martelo.
                                                                  +++++
Para oferecer-se em beleza e brilho, obedece o seixo bruto ao buril que o aprimora.
                                                                  +++++
Para responder às necessidades do conforto, desce o tronco aos insultos da lâmina.
                                                                  +++++
Para construir no progresso, encontra o metal nas injúrias do fogo.
                                                                  +++++
A responsabilidade, na oficina do caráter, é luz que engrandece todo espírito que lhe atende às obrigações.
                                                                 +++++
Não lamentes a dificuldade e nem amaldiçoes o sofrimento que por ventura te busquem.
                                                                 +++++
Não temas a dor na escola da vida e recolhe, em silêncio, as bênçãos de que se faz emissária
                                                                 +++++
Não te enganes com as aparências.
                                                                  *****
Do livro: Nascer e Renascer
Ditado por: Emmanuel
Psicografia: Francisco Cândido Xavier

Campanha Viver em Família é lançada no Caridade e Fé

Aspecto do auditório do Caridade e Fé neste 01 de maio


A Campanha Viver em Família foi planejada pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira que também desenvolveu uma série de materiais sobre o assunto através do lema: "O melhor é viver em família: aperte mais esse laço".

Em Parnaíba, todos os anos as casas espíritas desenvolvem atividades com essa temática ao longo do mês de maio e, juntas, promovem uma palestra ou seminário aberto ao público.

Nesta última quinta, 01 de maio, o C. E. Caridade e Fé fez o lançamento da Campanha Viver em Família em sua sede que contou com a participação de um bom público.

Por se tratar de uma reunião comemorativa, os trabalhos foram dirigidos pela própria Presidente da Instituição, Zilda Aguiar, que leu o histórico da campanha, conforme texto publicado na edição da Março, na Revista O Reformador deste ano.

Presidente do Caridade e Fé, Zilda Aguiar, lê o histórico da Campanha Viver em Família


Em seguida foi ministrada por Samuel Aguiar a palestra que teve como tema "A Família em Tempos Atuais", onde o orador abordou algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos núcleos familiares em suas relações. Segundo o palestrante, "o principal inimigo das famílias é o materialismo exacerbado, o consumismo desenfreado que gera disputas até dentro das famílias. Para este mal, somente o o Evangelho de Jesus, traduzido pelos estudos espíritas, a fim de que a luz se acenda nos lares em desequilíbrio".

Samuel Aguiar palestra sobre o tema "A Família em Tempos Atuais"

Parte do público presente ao evento


As próximas reuniões de quinta-feira no Caridade e Fé serão todas sobre a temática família. Evangelização Infantil, Mocidade Espírita e outros setores da casa também vão desenvolver atividades com a mesma temática. Os registros dessas atividades formarão um banner que estará exposto no rall do auditório da Associação Comercial de Parnaíba, dia 31 de maio, quando a Campanha Viver em Família encerrará com a palestra de André Luiz Peixinho (Ba) com o tema "A Família e os Desafios Contemporâneos".