QUE É UM ESPÍRITA ?

 



Em “Iniciação no Espiritismo”, pergunta G. Mélusson: - “Que é um espírita?” E responde: “Ser espírita é, antes de tudo, praticar o bem e a moral que a Doutrina Espírita ensina e isto se pode dar, tanto com um que nunca assistiu a uma experiência, ou que absolutamente não se interessa pelas experiências, como com outro que tenha paixão pelos fenômenos, desde o mais vulgar, o da mesa, até o mais interessante, o da escrita mecânica; desde o mais maravilhoso, o da incorporação mediúnica, até ao mais incrível, o da reconstituição temporária do corpo físico do Espírito desencarnado.” E prossegue: “Outros há, finalmente, que, pelo estudo do verdadeiro Espiritismo, chegaram à compreensão do dever, à concepção da fraternidade universal e que, com ou sem os fenômenos, se acham cônscios do destino humano, do porquê da vida, do objetivo final, e agem de acordo com as idéias que de tudo isso adquiriram”. E acentua mais adiante - “Importa isto em dizer que o bom espírita possui o espírito da mais ampla tolerância e indulgência para com todos, menos para consigo mesmo.” E continua: “O espírita ponderado dá sempre mostras de bom humor, nunca se encoleriza e esforça-se por combater em si a impaciência, a vivacidade, a acrimônia. De nenhum modo se zanga e tudo perdoa aos outros; foge às querelas, ao arrebatamento, à exasperação; jamais se revolta, ainda que contra a mais flagrante injustiça, que só lhe inspira piedade, sacrifício e reparação, nunca furor, violência ou desordem. Por isso é que o espírita refletido é evolucionista e não revolucionário, ao buscar a realização do ideal de justiça, de fraternidade e de igualdade a que aspira”.

Vê-se, pelo que transcrevemos, como é árduo o trabalho de reforma íntima a que deve submeter-se quem quer que deseje ser mesmo um espírita. Tais obrigações são ainda mais rigorosamente reclamadas daqueles que aceitam a responsabilidade de direção e orientação no Espiritismo. A disciplina não pode estar longe no comportamento dos disciplinadores. Sendo, como é, o Cristianismo primitivo em nova fase, o Espiritismo cristão está adstrito às normas indicadas nas obras da Codificação kardequiana, sob a luz do Evangelho. (Anuário Espírita 1968).