Missão do homem Inteligente na Terra

imagem net
(...)A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada; se todos os homens dotados, se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil para fazer a humanidade avançar; infelizmente muitos fazem dela um instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as outras faculdades e, entretanto não lhe faltam lições para adiverti´lo de que uma poderosa mão poderá lhe retirar aquilo que ela mesmo deu. (FERDINANDO, Espírito protetor,  Bordéus, 1862).
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO VII - BEM  AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO.


Eis aí mais uma prova de que tudo que temos aqui neste mundo por consentimento de Deus. A inteligência é um dos grandes benefícios concedidos à nós para que a usemos em prol do progresso dos nossos semelhantes; á medida que formos compreendendo que o mundo precisa evoluir e que as pessoas mais capacitadas intelectualmente, têm por missão auxiliar os que os rodeiam e que não conseguem ainda se desenvolverem em suas tarefas. Contudo não é o que vemos comumente, as pessoas por desleixo ou mesmo irresponsabilidade evolutiva, transformam essa dádiva em elemento alimentador do orgulho, da prepotência, do egoísmo e outras más qualidades degenerativas da moral humana. 

Como podemos notar no meio em que vivemos, muitos ainda usam a inteligência simplesmente para desenvolver meios de aquisições materiais, esquecendo-se por completo de trabalhar junto aos outros menos esclarecidos oportunizando-os a se melhorarem, e agindo dessa maneira, trazem para si dificuldades acompanhadas de enfermidades que lhes chegam como chamamento de atenção para se policiarem um pouco mais no que diz respeito a prática Cristã.

Todos os meios que dispomos mais ou menos fácil para nos provermos de sustentabilidade individual ou coletiva seja no meio profissional ou familiar, fazem parte de compromissos assumidos com Deus e assim sendo não devemos acreditar egoisticamente que, os dotes intelectuais, não provêm unicamente da nossa geração uterina, se assim fosse não veríamos surgir a todo momento em meio às famílias menos esclarecidas, pessoas altamente inteligentes, eis aí, mais uma comprovação de que Deus nos coloca onde exatamente precisamos estar.

Queridos irmãos "Inteligentes", procurem entender melhor o motivo pelo qual  dispõem de tanta desenvoltura intelectual e qual o sentido de terem nascido junto a outras criaturas tão pouco esclarecidas culturalmente.

Muita Paz a Todos.
Pedro Aguiar