Missão dos Profetas

imagem net
Atribui-se vulgarmente aos profetas o dom de revelar o futuro, de sorte que as palavras Profecias e Predições se tornaram sinônimas. no sentido evangélico, a palavra  Profeta tem uma significação mais ampla; diz-se de todo enviado de Deus com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas e os mistérios da vida espiritual.
Um homem pode pois ser profeta, sem fazer predições; essa ideia era a dos judeus ao tempo de Jesus; por isso, quando foi conduzido diante do grande sacerdote Caifás, os Escribas e os Anciãos estando reunidos, lhe escarraram no rosto, lhe bateram com socos e lhe deram bofetadas dizendo: "Cristo, profetiza pra nós e diz quem é que te bateu." Entretanto ocorreu que profetas tiveram presciência do futuro, seja por revelação providencial, afim de transmitir advertências aos homens; esses fatos, tendo se cumprido, o dom de predizer foi encarado como um dos atributos da qualidade de profetas.
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XXI - HAVERÁ FALSOS PROFETAS E FALSOS  CRISTOS - ITEM  4 

Essa grandiosa mensagem que se faz pertinente presente nos nossos dias, vem nos trazer esclarecimentos profundos sobre a interpretação que muitas pessoas ainda fazem dos ensinos propostos pela doutrina espírita. A forma como elas se colocam na condição de juízes e agem de maneira muito agressiva até, nos permite observar que muito esclarecimento ainda falta às pessoas que se intitulam seguidoras de outras religiões.

A forma como as pessoas tratam a questão dos profetas e das profecias, não condiz muito com essa explicação que nos chega do Evangelho, nos dias atuais podemos exemplificar vários nomes que estão ou estiveram no nosso meio, que podem ser vistos como profetas, exemplos como, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Papa João Paulo II, Chico Xavier, Divaldo Franco e muitos outros exemplos que fizeram e têm feito muito para levar às pessoas o sentido verdadeiro das palavras do Mestre Nazareno que ainda hoje é o maior de todos os profetas que a humanidade já viu, e que foi o mais julgado e castigado ao extremo exatamente pelo grau de conhecimento Cristão ainda pequeno para os da época.

Nos dias presentes, apesar de toda disponibilidade ao estudo e conhecimento e prática das elucidações do Cristo, ainda vemos muitas atitude errôneas por parte das pessoas presas as meias interpretações que as deixam invadidas de dúvidas gerando a partir daí interpretações e concepções bastante reprováveis para a atualidade dos fatos. Por descaso ao estudo, as pessoas ainda se encontram muito focadas nas questões materialistas que acabam por causar grandes perturbações quando buscam as curas rogando a alguns pregadores com a propositura de alcançar benefícios imediatos e definitivos naquilo que cabe somente à elas conseguirem realizar.

A ideia distorcida de que os "Profetas" são pessoas imaculadas ou que alcançaram um grau de santidade nos dias presentes, as induzem à prática de rituais que ao final nada somam ou ajudam nas suas melhoras espirituais, no máximo conseguem fazer com as pessoas se tornem descrentes e revoltosas.

Seguindo fielmente os ensinos do Cristo, alcançaremos certamente os dom da profecia, pois, ser profeta, é acercar-se de conhecimentos cristãos, internaliza-los e propaga-los mundo afora para a catequização e consequente aprimoramento de todos nós.

"Profetizar é, por em prática as aquisições internalizadas a partir do estudo contínuo das palavras do nosso mestre maior."          

Paz a Todos
Pedro Aguiar