Mais amor


Ama sempre para que possas compreender sempre mais.
Muitas vezes, no mundo, ensandecemos o cérebro e envenenamos o coração, indagando sem proveito quanto aos problemas que afligem os grandes e os pequenos, os felizes e os infelizes. Entretanto, bastaria um raio de amor no imo d'alma para entendermos a profunda união em que no imanizamos uns aos outros.
Ajuda antes de qualquer indagação.
Não peças diretrizes à Vida Superior, antes de haver praticado a fraternidade no círculo de criaturas em que te encontras. A Terra é nossa escola multimilenária, onde o amor é o sol para as mínimas lições.
Descerra o espírito à claridade dessa luz e perceberás a dor que, muitas vezes, se agita sob vestes douradas e observarás o brilho da vida que, em muitas ocasiões, se destaca sob andrajos e sombras. Oferece-lhe a mente e aprenderás que alegria e sofrimento, escassez e abastança, segurança e instabilidade na Terra não passam de oportunidades preciosas para a nossa elevção espiritual.
Não te esqueças de que somente aquele que se faz irmão do próximo pode soerguê-lo a mais alto destino.
O nosso verbo pronunciará eloquentes discursos.
A nossa pena escreverá páginas comovedoras.
A nossa influência social assegurar-nos-á subido destaque na vida pública.
As nossas facilidades econômicas garantir-nos-ão transitório respeito entre as criaturas.
Todavia, que será de nós sem o tesouro da compreensão que apenas o amor pode conferir?
Mais amor em nossas atividades de cada dia é solução gradativa a todos os enigmas que nos cercam.
Só a luz é capaz de extinguir a sombra.
Só a sabedoria aniquila a ignorância.
Só o amor redime, vitoriosamente, a miséria.
Não nos abeiremos da revelação, simplesmente indagando, pedindo, reclamando.
Aprendamos a trabalhar e servir.
Amemo-nos uns aos outros e uma luz nova brotará no terreno vivo de nossa alma, constrangendo-nos a sentir que só o trabalho no serviço ao próximo é capaz de conduzir-nos à comunhão com a verdadeira felicidade, que decorre de nosso ajustamento às Leis Celestiais.
O momento é de prova? Ergue-te e aceita a vida.



Fonte: XAVIER Francisco Cândido. Assim vencerás. Pelo Espírito Emmanuel.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

É comum temermos a doação de órgãos pelas dúvidas que pairam em nossa mente:¨Será que vou sofrer?¨, ou então, ¨Se doar meus órgãos vou ser prejudicado de algum modo em minha recuperação no plano espiritual?¨.Esses dois pontos se tornam ainda mais relevantes porque aprendemos que dependendo do grau evolutivo e de seu grau de apego a matéria alguns espíritos podem demorar mais ou menos tempo para o desligamento total com seu corpo.
Pois bem,questionamentos existem, mas se, por um desses motivos, você não é um doador de órgãos, Emmanuel,no livro ¨Plantão de Respostas,Ed. Ceu¨por intermédio do médium Chico Xavier, revela que o plano espiritual está muito bem preparado para esse tipo de situação e que, o bem que tal atitude fará ao necessitado com esse tipo de ato de caridade é a maior recompensa que o doador poderá ter em seu retorno ao mundo dos espíritos. Além do bem que fará ao necessitado, estará contribuindo para o avanço da ciência.
Nesses casos, o espiritismo é a favor da doação de órgãos e fará com que o doador, estando ou não ainda ligado ao corpo, seja auxiliado pelo plano superior.

Do livro: Plantão de Respostas-Pinga Fogo II- Editora Ceu

A Ciência Espírita.


A pesquisa da paranormalidade humana, da mediunidade em sua extensa cadeia fenômenica, das manifestações espíritas em seus múltiplos graus, compreedem o que Allan Kardec definiu como sendo a Ciência Espírita, porque ele mesmo informou e afirmou que o Espiritismo é uma Ciência de observação e, consequentemente, de análise.

A base do trabalho de pesquisa do codificador esteve calcada no estudo metódico dos fatos extrafísicos e na interpretação das consequências desses fatos. Caso o espiritismo não estivesse apoiado em uma ciência com metodologia própria, ele seria somente mais uma filosofia na face da Terra. A Doutrina dos Espíritos possui alguns diferenciais, como a possibilidade de se formular perguntas; a nova luz que os desencarnados lançaram sobre os feitos e as palavras de Jesus; a condição de pesquisar aqueles que são médiuns ostensivos; e, até, de observar desencarnados durante o fenômeno de ectoplasmia. Essas ocorrências derrubam definitivamente a hipótese de efeitos de origem sobrenatural, porque um fato sobrenatural não pode acontecer a toda hora, ele é como o próprio nome indica, algo além do natural, fortuito, e sem propabilidade de repetição.

A fé raciocinada gera a certeza, e esta abre novos e amplos horizontes para nós.

Quanto mais estudarmos o aspecto científico do Espiritismo, mais estaremos penetrando no âmago das questões.

O triplice aspecto doutrinário - ciência, filosofia e religião - é coeso e didaticamente estruturado.

A estrutura filosófica e religiosa da Doutrina requer tempo para ser meditada, assimilada e posta em prática, mas daqui a uns 100 ou 500 nos elas serão atuais devido à própria objetividade com que Kardec e os Espíritos Superiores, sob a direção do Espírito de Verdade, as expuseram nos livros da Codificação Espírita. Já a parte científica está em constante processo de evolução.
João Fernandes da Silva Júnior.
(Texto Publicado na Revista Reformador em Agosto de 2006).

Oportunidades da vida

A vida é dinâmica e quando aqui chegamos e relembramos os episódios vividos, ou mal vividos, vêm o arrependimento, a sensação de que poderiamos te feito diferente, ou feito outras opções, mas, a oportunidade já passou e a vida continua. No momento, o que de melhor podemos refletir é lembrar que onde a vida nos chama, é ali que devemos agir.
Muitas vezes, inconscientemente, somo levados à presença de pessoas que de nós necessitam de uma palavra, de uma atitude de tolerância, de um olhar. Se soubermos aproveitar esses momentos, teremos ganhado uma experiência preciosa de solidariedade humana, que nos servirá no futuro de amparo para as dificuldades e carências que carregamos.
A vida é assim, cheia de oportunidades. Quando recebemos pela inspiração uma idéia de ajuda é a vida que nos chama para o socorro alheio, encaminhando-nos no momento certo aquele que necessita de nós. É um presente que Deus nos concede para nos experimentar, para nos fazer progredir pelo mérito próprio. A bagagem que levamos para o futuro é o bem que fazemos no presente. As idéias que plantamos ou o bem que fazemos jamais serão esquecidos por aqueles que foram beneficiados. São eles que nos sustentam muitas vezes nas dificuldades do futuro.
A humildade é uma força espiritual capaz de renovar a criatura e restabelecer a paz, o perdão. É um elemento santificador para a correção das mágoas e dos ressentimentos. O perdão é uma força que liberta, possibilita à criatura tornar-se mais leve, caminhando para a redenção própria. Tudo isso representa o amor de Deus nos mostrando o valor da solidariedade. Precisamos uns dos outros, ninguém vive sozinho, isoladamente.
A vida é participação. Aquele que se preocupa em distribuir o pouco que tem, de sentimento e de qualidades, atrai para sia as bençãos de Deus, a saúde, o equilibrio, a felicidade, a alegria, embora relativa mas verdadeira. Quando chegamos à Espiritualidade e verificamos o bem ou o mal que fizemos, muitas vezes, lamentamos o quanto poderia ser feito e que deixamos de fazer.

Hernani Santana, junho/2008

Alcoolismo

Deixo um trecho que explica como o espiritismo vê o alcoólatra e o alcoolismo.

COMO O ESPIRITISMO VÊ O ALCOOLISMO E O ALCOÓLATRA?

O alcoolismo e uma criação humana: falível, portanto.
O alcoólatra e um ser com livre-arbítrio, que não reúne, ainda, reservas morais para não se deixar escravizar pelo vício.
Considerando que todas as criaturas humanas são espíritos em busca da evolução, há diversas tentações colocadas a sua frente por uma sociedade ainda atrasada, pela qual somos todos responsáveis.
O homem nunca esta só, física ou espiritualmente; fixado no vício, terá permanente companhia de encarnados e desencarnados sintonizados com ele. Nesse caso, mesmo quando não esteja propenso a beber, o alcoólatra será a isso levado, por "amigos de bar" ou, o que é pior, por espíritos infelizes, que fazem dele seu instrumento de satisfação ao vício.
Assim, pois, além do tratamento médico e psicológico, muito maior ênfase deverá ser dada a EVANGELHOTERAPIA!

O QUE VEM A SER EVANGELHOTERAPIA?

O tratamento pelo Evangelho, a cura do espírito.
Sim, cuidando do corpo, cuida-se de uma fração episódica da existência do indivíduo; porém, cuidando-se do espírito, cuida-se da erradicação do mal , construindo-se uma obra para a ETERNIDADE!
Cada tendência negativa superada - entre as quais o alcoolismo - representará mais um degrau alcançado na escada do progresso espiritual. Nesse particular, o ESPIRITISMO representa poderoso estimulo à cura, pela REFORMA ÍNTIMA do indivíduo, pois o levará a reflexão e ao conhecimento das conseqüências infelizes do alcoolismo em futuras reencarnações. A ótica reencarnacionista, calcada na lógica, no bom senso e principalmente na Justiça Divina, levará o homem a não assumir dívidas hoje para resgate nas próximas vidas e nem a jogar espinhos na frente do seu caminho.

Viver é um espetáculo imperdível

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá a falência.
Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júblio nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz não é ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crtítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Faça da sua vida um canteiro de oportunidades.
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar no caminho, comece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas é usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade, usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível...