Visão de Eurípedes




Em minhas leituras e pesquisas sobre o Espiritismo, encontrei esta mensagem que mexeu muito comigo e acendeu mais um raio de luz no meu aprendizado.
Trata-se de um fragmento do livro "A vida escreve" de Hilário Silva, onde ele narra a experiência vivida por Eurípedes Barsanulfo.
Divulguemos o Espiritismo assim como Eurípedes, através das obras em função do próximo, dedicando nosso tempo há quem mais necessita e levando a eles a luz do Evangelho.


Visão de Eurípedes

"Começara Eurípedes Barsanulfo, o apóstolo da mediunidade, em Sacramento, no Estado de Minas Gerais, a observar-se do corpo físico, em admirável desdobramento, quando, certa feita, à noite, viu a si próprio em prodigiosa volitação. Embora inquieto, como que arrastado pela vontade de alguém num torvelinho de amor, subia, subia...
Subia sempre.
Queria parar, e descer, reavendo o veículo carnal, mas não conseguia. Braços intangíveis tutelavam-lhe a sublime excursão. Respirava outro ambiente. Envergava forma leve, respirando num oceano de ar mais leve ainda ... Viajou, viajou à maneira de pássaro teleguiado, até que se reconheceu em campina verdejante. Reparava na formosa paisagem, quando, não longe, avistou um homem que meditava, envolvido por doce luz.
Como que magnetizado pelo desconhecido, aproximou-se...
Houve, porém, um momento, em que estacou, trêmulo.
Algo lhe dizia no íntimo para que não avançasse mais...
E num deslumbramento de júbilo, reconheceu-se na presença do Cristo.
Baixou a cabeça, esmagado pela honra imprevista, e ficou em silêncio, sentindo-se como intruso, incapaz de voltar ou seguir adiante.
Recordou as lições do Cristianismo, os templos do mundo, as homenagens prestadas ao Senhor, na literatura e nas artes, e a mensagem dEle a ecoar entre os homens, no curso de quase vinte séculos...
Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar...
Grossas lágrimas banhavam-lhe o rosto, quando adiquiriu coragem e ergueu os olhos, humilde.
Viu, porém, que Jesus também chorava...
Traspassado de súbito sofrimento, por ver-lhe o pranto, desejou fazer algo que pudesse reconfortar o Amigo Sublime...Afagar-lhe as mãos ou estirar-se à maneira de um cão leal aos seus pés...
Mas estava como que chumbado ao solo estranho...
Recordou, no entanto, os tormentos do Cristo, a se perpetuarem nas criaturas que até hoje, na Terra, lhe atiram incompreensão e sarcasmo...
Nessa linha de pensamento, não se conteve. Abriu a boca e falou, suplicante:
-Senhor, por que choras?
O interpelado não respondeu.
Mas desejando certificar-se de que era ouvido, Eurípedes reiterou:
- Choras pelos descrentes do mundo?
Enlevado, o missionário de Sacramento notou que o Cristo lhe correspondia agora ao olhar. E, após um instante de atenção, respondeu em voz dulcíssima:
-Não, meu filho, não sofro pelos descrentes os quais devemos amor. Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...
Eurípedes não saberia descrever o que se passou então.
Como se caísse em profunda sombra, ante a dor que a resposta lhe trouxera, desceu, desceu...
E acordou no corpo de carne.
Era madrugada.
Levantou-se e não mais dormiu.
E desde aquele dia, sem comunicar a ninguém a divina revelação que lhe vibrava na consciência, entregou-se aos necessitados e aos doentes, sem repouso sequer de um dia, servindo até a morte."

Mais amor


Ama sempre para que possas compreender sempre mais.
Muitas vezes, no mundo, ensandecemos o cérebro e envenenamos o coração, indagando sem proveito quanto aos problemas que afligem os grandes e os pequenos, os felizes e os infelizes. Entretanto, bastaria um raio de amor no imo d'alma para entendermos a profunda união em que no imanizamos uns aos outros.
Ajuda antes de qualquer indagação.
Não peças diretrizes à Vida Superior, antes de haver praticado a fraternidade no círculo de criaturas em que te encontras. A Terra é nossa escola multimilenária, onde o amor é o sol para as mínimas lições.
Descerra o espírito à claridade dessa luz e perceberás a dor que, muitas vezes, se agita sob vestes douradas e observarás o brilho da vida que, em muitas ocasiões, se destaca sob andrajos e sombras. Oferece-lhe a mente e aprenderás que alegria e sofrimento, escassez e abastança, segurança e instabilidade na Terra não passam de oportunidades preciosas para a nossa elevção espiritual.
Não te esqueças de que somente aquele que se faz irmão do próximo pode soerguê-lo a mais alto destino.
O nosso verbo pronunciará eloquentes discursos.
A nossa pena escreverá páginas comovedoras.
A nossa influência social assegurar-nos-á subido destaque na vida pública.
As nossas facilidades econômicas garantir-nos-ão transitório respeito entre as criaturas.
Todavia, que será de nós sem o tesouro da compreensão que apenas o amor pode conferir?
Mais amor em nossas atividades de cada dia é solução gradativa a todos os enigmas que nos cercam.
Só a luz é capaz de extinguir a sombra.
Só a sabedoria aniquila a ignorância.
Só o amor redime, vitoriosamente, a miséria.
Não nos abeiremos da revelação, simplesmente indagando, pedindo, reclamando.
Aprendamos a trabalhar e servir.
Amemo-nos uns aos outros e uma luz nova brotará no terreno vivo de nossa alma, constrangendo-nos a sentir que só o trabalho no serviço ao próximo é capaz de conduzir-nos à comunhão com a verdadeira felicidade, que decorre de nosso ajustamento às Leis Celestiais.
O momento é de prova? Ergue-te e aceita a vida.



Fonte: XAVIER Francisco Cândido. Assim vencerás. Pelo Espírito Emmanuel.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

É comum temermos a doação de órgãos pelas dúvidas que pairam em nossa mente:¨Será que vou sofrer?¨, ou então, ¨Se doar meus órgãos vou ser prejudicado de algum modo em minha recuperação no plano espiritual?¨.Esses dois pontos se tornam ainda mais relevantes porque aprendemos que dependendo do grau evolutivo e de seu grau de apego a matéria alguns espíritos podem demorar mais ou menos tempo para o desligamento total com seu corpo.
Pois bem,questionamentos existem, mas se, por um desses motivos, você não é um doador de órgãos, Emmanuel,no livro ¨Plantão de Respostas,Ed. Ceu¨por intermédio do médium Chico Xavier, revela que o plano espiritual está muito bem preparado para esse tipo de situação e que, o bem que tal atitude fará ao necessitado com esse tipo de ato de caridade é a maior recompensa que o doador poderá ter em seu retorno ao mundo dos espíritos. Além do bem que fará ao necessitado, estará contribuindo para o avanço da ciência.
Nesses casos, o espiritismo é a favor da doação de órgãos e fará com que o doador, estando ou não ainda ligado ao corpo, seja auxiliado pelo plano superior.

Do livro: Plantão de Respostas-Pinga Fogo II- Editora Ceu

A Ciência Espírita.


A pesquisa da paranormalidade humana, da mediunidade em sua extensa cadeia fenômenica, das manifestações espíritas em seus múltiplos graus, compreedem o que Allan Kardec definiu como sendo a Ciência Espírita, porque ele mesmo informou e afirmou que o Espiritismo é uma Ciência de observação e, consequentemente, de análise.

A base do trabalho de pesquisa do codificador esteve calcada no estudo metódico dos fatos extrafísicos e na interpretação das consequências desses fatos. Caso o espiritismo não estivesse apoiado em uma ciência com metodologia própria, ele seria somente mais uma filosofia na face da Terra. A Doutrina dos Espíritos possui alguns diferenciais, como a possibilidade de se formular perguntas; a nova luz que os desencarnados lançaram sobre os feitos e as palavras de Jesus; a condição de pesquisar aqueles que são médiuns ostensivos; e, até, de observar desencarnados durante o fenômeno de ectoplasmia. Essas ocorrências derrubam definitivamente a hipótese de efeitos de origem sobrenatural, porque um fato sobrenatural não pode acontecer a toda hora, ele é como o próprio nome indica, algo além do natural, fortuito, e sem propabilidade de repetição.

A fé raciocinada gera a certeza, e esta abre novos e amplos horizontes para nós.

Quanto mais estudarmos o aspecto científico do Espiritismo, mais estaremos penetrando no âmago das questões.

O triplice aspecto doutrinário - ciência, filosofia e religião - é coeso e didaticamente estruturado.

A estrutura filosófica e religiosa da Doutrina requer tempo para ser meditada, assimilada e posta em prática, mas daqui a uns 100 ou 500 nos elas serão atuais devido à própria objetividade com que Kardec e os Espíritos Superiores, sob a direção do Espírito de Verdade, as expuseram nos livros da Codificação Espírita. Já a parte científica está em constante processo de evolução.
João Fernandes da Silva Júnior.
(Texto Publicado na Revista Reformador em Agosto de 2006).

Oportunidades da vida

A vida é dinâmica e quando aqui chegamos e relembramos os episódios vividos, ou mal vividos, vêm o arrependimento, a sensação de que poderiamos te feito diferente, ou feito outras opções, mas, a oportunidade já passou e a vida continua. No momento, o que de melhor podemos refletir é lembrar que onde a vida nos chama, é ali que devemos agir.
Muitas vezes, inconscientemente, somo levados à presença de pessoas que de nós necessitam de uma palavra, de uma atitude de tolerância, de um olhar. Se soubermos aproveitar esses momentos, teremos ganhado uma experiência preciosa de solidariedade humana, que nos servirá no futuro de amparo para as dificuldades e carências que carregamos.
A vida é assim, cheia de oportunidades. Quando recebemos pela inspiração uma idéia de ajuda é a vida que nos chama para o socorro alheio, encaminhando-nos no momento certo aquele que necessita de nós. É um presente que Deus nos concede para nos experimentar, para nos fazer progredir pelo mérito próprio. A bagagem que levamos para o futuro é o bem que fazemos no presente. As idéias que plantamos ou o bem que fazemos jamais serão esquecidos por aqueles que foram beneficiados. São eles que nos sustentam muitas vezes nas dificuldades do futuro.
A humildade é uma força espiritual capaz de renovar a criatura e restabelecer a paz, o perdão. É um elemento santificador para a correção das mágoas e dos ressentimentos. O perdão é uma força que liberta, possibilita à criatura tornar-se mais leve, caminhando para a redenção própria. Tudo isso representa o amor de Deus nos mostrando o valor da solidariedade. Precisamos uns dos outros, ninguém vive sozinho, isoladamente.
A vida é participação. Aquele que se preocupa em distribuir o pouco que tem, de sentimento e de qualidades, atrai para sia as bençãos de Deus, a saúde, o equilibrio, a felicidade, a alegria, embora relativa mas verdadeira. Quando chegamos à Espiritualidade e verificamos o bem ou o mal que fizemos, muitas vezes, lamentamos o quanto poderia ser feito e que deixamos de fazer.

Hernani Santana, junho/2008

Alcoolismo

Deixo um trecho que explica como o espiritismo vê o alcoólatra e o alcoolismo.

COMO O ESPIRITISMO VÊ O ALCOOLISMO E O ALCOÓLATRA?

O alcoolismo e uma criação humana: falível, portanto.
O alcoólatra e um ser com livre-arbítrio, que não reúne, ainda, reservas morais para não se deixar escravizar pelo vício.
Considerando que todas as criaturas humanas são espíritos em busca da evolução, há diversas tentações colocadas a sua frente por uma sociedade ainda atrasada, pela qual somos todos responsáveis.
O homem nunca esta só, física ou espiritualmente; fixado no vício, terá permanente companhia de encarnados e desencarnados sintonizados com ele. Nesse caso, mesmo quando não esteja propenso a beber, o alcoólatra será a isso levado, por "amigos de bar" ou, o que é pior, por espíritos infelizes, que fazem dele seu instrumento de satisfação ao vício.
Assim, pois, além do tratamento médico e psicológico, muito maior ênfase deverá ser dada a EVANGELHOTERAPIA!

O QUE VEM A SER EVANGELHOTERAPIA?

O tratamento pelo Evangelho, a cura do espírito.
Sim, cuidando do corpo, cuida-se de uma fração episódica da existência do indivíduo; porém, cuidando-se do espírito, cuida-se da erradicação do mal , construindo-se uma obra para a ETERNIDADE!
Cada tendência negativa superada - entre as quais o alcoolismo - representará mais um degrau alcançado na escada do progresso espiritual. Nesse particular, o ESPIRITISMO representa poderoso estimulo à cura, pela REFORMA ÍNTIMA do indivíduo, pois o levará a reflexão e ao conhecimento das conseqüências infelizes do alcoolismo em futuras reencarnações. A ótica reencarnacionista, calcada na lógica, no bom senso e principalmente na Justiça Divina, levará o homem a não assumir dívidas hoje para resgate nas próximas vidas e nem a jogar espinhos na frente do seu caminho.