Sebastião Camargo estará em Parnaíba nesta quarta, 18.

Imagem da Web

O escritor espírita Sebastião Camargo, fará nesta quarta-feira, 18 de dezembro, às 19:30h, no auditório do Sesi, na Av. Presidente Vargas, em Parnaíba, palestra sobre o tema "O Despertar da Consciência - do Átomo ao Anjo". A palestra será gratuita e logo após haverá o momento de autógrafos da obra, que estará à disposição para venda.
Sebastião Camargo apresenta o programa "Despertar da Consciência" pela Rede Mundo Maior de TV e Rede Boa Nova de Rádio em Guarulhos - SP além de ministrar palestras e seminários por todo o Brasil.
O livro "O Despertar da Consciência - do Átomo ao Anjo", sintetiza fragmentos do Ensino Universal dos Espíritos, explicitando a origem, a natureza e a destinação do ser.  “O Despertar da Consciência - do átomo ao anjo” estimula o leitor a avançar, intimorato, para a frente e para o alto, vencendo a si mesmo, superando-se, para, por fim, lograr a renovação e plenitude, na vivência do Amor Incondicional.
Fonte: Proparnaiba.com

O Natal em nós


O Natal se aproxima!
Mas, o sentimento da natividade deve ser constante em nossas "renovações diárias":
Nos deixando guiar pela Estrela de Belém que brilha dentro de nós, todas as vezes, que sentimos os eflúvios do bem que emanam do Alto.
Aceitando as oportunidades de trabalho, assim como os três pastores se prontificaram de imediato quando o anjo veio lhes dar a Anunciação do nascimento do Cristo de DEUS. Eles estavam exercendo sua rotina de trabalho como normalmente faziam, sem efemeridades, na sua simplicidade pacata, sem grandes expectativas de futuro, porém, quando o chamado veio, eles não hesitaram em prestar o amparo indispensável à criança predestinada que acabava de "descer" na Terra para o seu destino fatal.
Sendo humildes o bastante para fornecer abrigo dentro de nosso coração ao Mestre que quer nascer em nós, assim como a estalajadeira forneceu abrigo à Maria e José, quando estes precisaram de um reduto para passar a noite.

Tomemos como exemplos grandiosos esses pequenos gestos de amor que expressam disposição, boa vontade e sentimento de fé pura no coração.
Que nesse Natal, não nos apeguemos a rótulos ou convenções sociais fúteis; Que possamos sorrir e desejar do fundo do coração ao próximo muita paz e amor não só nesses momentos em que nosso espírito está contagiado pelo clima elevado e iluminado por sentimentos nobres, mas, a toda hora possamos estar desejando o bem coletivo, sem julgamentos, sem intrigas ou egoísmos infantis.

Sejamos como os "reis magos" oferecendo o que de melhor há em nós:
Indulgência no lugar do ouro, benevolência em vez de incenso e perdão em vez de mirra.

Fiquem todos com DEUS e Jesus!


Um Novo Começo

 
Dentro de mais uns dias, estaremos vencendo mais uma etapa em nossas vidas com o término de mais um ano.
Como Deus é bondoso, nos permite ter gratuitamente todos os dias, um maravilhoso sol que nos aquece o corpo e nos enche de energia nova. Pra maioria das criaturas disponibiliza olhos, ouvidos, dom da fala e da audição em perfeito funcionamento. E quantas dessas criaturas lembram-se de agradecer e louvar a Deus o apoio necessário para que esses benefícios não lhes faltem. Quantos de nós messe instante estamos mais preocupados com as festas do ano novo, do desejo de adquirir cada vez mais bens materiais sem se importarem como o farão, o que interessa é a aquisição, que por vezes se dá de forma não muito ética.
Qual será o verdadeiro significado do Natal e do Réveillon para as criaturas, será que o que importa é só a apologia a gula, o entorpecimento das idéias pelo excesso do "sagrado Vinho" na ceia do natal, a curiosidade e ansiedade para abrir o pacote do tão esperado presente, que na maioria das vezes não agrada...
Enquanto isso o aniversariante, ou o motivo da festa, espera  calmamente ser lembrado e assim poder compartilhar conosco do que realmente poderia ser visto como uma festa, onde todos adereços atávicos da farra exagerada se fariam sem sentido e desnecessários, mas nossa incompreensão e falta de discernimento espiritual, ainda nos turva a visão de mudança deixando ver somente o que nos parece proveitoso, porém, passageiro.
Mais um ano se passou e muitos de nós sequer demos conta disso, a única lembrança que conseguimos ter é que chegou a hora de mais uma vez de erguermos a taça da hipocrisia e com o coração cheio de um alegria fútil e fugaz, e dizermos aos brados, "Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!, mais para sermos vistos como bons moços  do que como filhos de Deus, o verdadeiro patrocinador de todas as coisas vividas em mais um ano.
Quem sabe na próxima comemoração, tenhamos aprendido um pouco mais sobre o significado real de tudo isso e termos chegado a mais um final de ano com saúde e energia suficiente para  mais uma grande farra de sentimentos materialistas e  vazios, que a maioria desconhece o significado.

                                                             Pedro Aguiar

Educação Doméstica

 
 
(...) O excesso de comodidade oferecido pela tecnologia tem ensejado ao materialismo a aplicação da sua lógica pervertida que aliena o indivíduo, por atirá-lo  no abismo do inconformismo resultante das ambições desmedidas a que se entrega, na volúpia de gozar de imediato, em face da constante presença da morte aniquiladora...
Assim sendo, é perfeitamente natural que se apliquem os novos métodos educacionais, aqueles que trabalham o educando,  para ser, para conhecer, para fazer, e para conviver, de forma a criar-se condições de amadurecimento psicológico nas gerações novas, ensejando-lhes os meios hábeis para a escolha equilibrada do ter e do ser.
Allan Kardec, por sua vez, fez da educação moral, aquela que se adquire mediante os exemplos dos pais e dos educadores,bem assim de todos os cidadãos, o elemento feliz para estruturar  o ser humano em dignidade e valor espiritual, tornado-a adversária vigorosa do materialismo e da crueldade.
(...) A educação tem, portanto, um compromisso com a espiritualização do educando, orientando-o em torno da realidade de Deus, da Criação e da finalidade espiritual da existência humana.
 
Fonte: Livro "Constelação Familiar"
Pelo espírito: JOANNA DE ÂNGELIS
Psicografia: DIVALDO PERERIA FRANCO

Pense bem nisso!


Devemos nos concentrar na mensagem e ensinamento de Jesus não como uma espécie de conto de fadas, distante e irreal; mas como um modelo de comportamento concreto e inquestionável a ser adotado por nós urgentemente.
Mesmo os que não compartilham da fé dogmática e suas manifestações fanáticas impregnadas de maniqueísmo alienado, têm de convir que a análise fria e imparcial dos ensinamentos puros do Cristo nos traz a demonstração de expressões genuínas de um comportamento, que se fosse posto em prática por toda a sociedade, não limitaria as pessoas e nem permitia a aplicação de convenções inúteis para a essência do ser humano.
Exercitaria-se espontaneamente o Amor, na sua forma mais sublime, sem a exigência de supostos requisitos eivados de preconceitos para a efetivação de sua prática.
Ter-se-ia uma imagem de Jesus mais humana, tomando-se como comparação vulgar, a imagem de um irmão mais velho que, incondicionalmente, sempre está pronto pra nos ajudar e nos guiar a qualquer hora; e não aquela figura estabelecida como espécie de lenda que usamos como desculpa para repetir os vícios e se render às inclinações viciantes, repetindo sempre pra si mesmo: "Jesus já expiou meu pecado!", usando o conceito distorcido, porém, conveniente para alguns, do exemplo praticado pelo Cristo.

Então, já que toda atitude que praticamos gera responsabilidade, façamos o bem não somente pelo sentimento egoístico de recompensa futura, mas principalmente, pela certeza de que fazer o bem é um remédio para as nossas mazelas mentais.
A recompensa vem na alegria da certeza de que muitos podem melhorar espiritual e materialmente com as nossas tentativas de praticar a caridade real como Jesus ensinava.
Abramos o coração para o Mestre!

Fiquem todos com DEUS e Jesus.

Salvação dos Ricos

 
Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar a outro, ou há de entregar-se a um e não fazer caso do outro;vós não podeis servir a Deus e as riquezas.  (Lucas, XVI: 13.)
E eis que, chegando-se a ele um, lhe disse: Bom mestre que obras boas devo eu fazer, para alcançar a vida eterna? Jesus lhe respondeu: Porque me pergunta tu o que é bom? Bom só Deus o é. Porém, se tu queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Ele lhe perguntou: quias? E Jesus lhe disse: Não cometerás homicídio; não adulterarás; Não cometerás furto; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. O mancebo lhe disse: Eu tenho guardado tudo isso desde que cheguei a mocidade; que é que me falta ainda? Jesus lhe respondeu: Se queres ser perfeito, vai, e vendes o que tens e da-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; vem e segue-me.
O mancebo, porém,  quando ouviu essas palavras retirou-se triste; porque tinha muitos bens. E Jesus disse aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificultosamente entrará nos reino dos céus. Ainda vos digo mais: Que mais fácil é passar um camelo (*) pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino dos Céus. (Mateus XIX 16-24. - Lucas XVII: 18-25 - Marcos X: 17-25)


(*) - Esta figura audaciosa pode parecer um pouco forçada, porque lhe deram esta última acepção. É provável que no pensamento de Jesus a primeira, pois não se percebe a relação entre um camelo e uma agulha. É que em hebreu, a palavra se emprega para designar  "cabo"  e "camelo". A tradução com a primeira acepção seria pelo menos mais natural.
 
Fonte: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Cap XVI - Servir a Deus e a Mamom