OS SUPERIORES E OS INFERIORES

imagem net
A autoridade, da mesma forma que a fortuna, é uma delegação da qual serão pedidas contas àquele que dela se achar investido; Não creiais que ela seja dada para lhe proporcionar o vão prazer de comandar, nem assim como o crêem falsamente  a maioria dos poderosos da terra, como um direito, uma propriedade. Deus, entretanto, lhe prova suficientemente que não nem uma nem outra coisa, uma vez lhas tira quando isso lhe apraz. Se fosse um privilégio ligado à sua pessoa, ela seria inalienável. Ninguém pode, pois, dizer que uma coisa lhe pertence, quando lhe pode ser tirada sem seu consentimento. Deus dá a autoridade à título de missão ou de prova quando isso lhe convém, e a retira da mesma forma.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - capítulo XVII - Caracteres da Perfeição - item- 09 - Os Superiores e os Inferiores)


A fase vivida por nós nos dias atuais condizem bem com esse ensinamento posto nessa mensagem do Evangelho. Àqueles a quem foi dado o poder com o compromisso de ajudar milhões de criaturas  como é o caso do nosso país, vem sendo mau empregado dia a dia pelo fato de as pessoas delegadas a essa tarefa, ainda se acharem completamente apegadas ao materialismo e se aproveitam indiscriminadamente do poder que lhe foi concedido para engendrar planos de aquisição imprópria para os conceitos de evolução dos seres.

Contudo, é preciso que nos instruamos mais a respeito de tudo isso. Se tais acontecimentos não fossem necessários ao aprimoramento de cada um dos que aqui vivem, Deus não permitiria que acontecesse, o que nos falta na verdade é a busca pelo conhecimento para entendermos realmente os motivos pelos quais cada de nós passa por dificuldades, sejam elas pequenas ou grandes. Nós, Espíritos ainda muto atrasados precisamos incontestavelmente passarmos por etapas como essas que vivenciamos hoje; tudo voltará ao normal a partir do momento que as pessoas começarem a entender que nada há de anormal nos acontecimentos, o que precisamos mesmo é sabermos aceitar as tarefas que que nos surgem à frente sem nos revoltarmos tanto, mas nos apegarmos à Deus e agradece-lo por tudo que nos chega, termos boa vontade e perseverança para vivenciarmos  e vencermos, todos os obstáculos que nos surgem no caminho com a esperança e a certeza que dias melhores estão por vir e que devemos acima de qualquer sentimento amarmos nosso semelhante, principalmente se ele for a causa de muitas derrotas nossas...
Complicado não??. Porém verdadeiro, necessário e real para os preceitos do Divino mestre... 
Paz a Todos.
Pedro Aguiar