A Melancolia

                                                                            imagem da web
Sabeis porque  uma vaga tristeza invade, por vezes os vossos corações, e vos faz sentir a vida tão amarga?
É o vosso Espírito que aspira à felicidade e à liberdade, e que ligado ao corpo que lhe serve de prisão, se fadiga em vãos esforços para dele escapar. Mas vendo que esses esforços são inúteis, cai em prostração e o corpo, sofrendo suas influências é invadido, por um abatimento e uma espécie de patia, tornando-vos infelizes.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO  Cap.V - BEM AVENTURADOS OS AFLITOS

Alheios à esses conhecimentos divinos, muitos de nós ainda nos pomos na condição de criaturas que foram acometidas de coisas feitas para aquebrantar-lhes a vida. Quantos não se vêem sofrendo tormentos terríveis chegando a acreditar estarem recebendo em breve a visita da morte.
Nosso corpo material reflete no dia a dia, as influências, vindas do espírito, portanto em vez de alimentarmos desejos escuros de trato altamente perturbativo; busquemos a libertação, a reforma íntima, o conhecimento do perdão, a prática da caridade. A causa espírita dispõe de muitos meios para aprendermos a nos livrarmos das enfermidades  consequentes do mau uso que fazemos da vida que o nosso Criador nos disponibiliza sempre que precisamos. Quando houvermos aprendido a canalizar nossas energias para a realização de trabalhos edificantes, certamente passaremos a nos distanciar de sentimentos escuros como a angústia, a melancolia, o orgulho, o egoísmo e tantos outros canceres que nos minam a sobrevivência material e consequentemente adoecem o Espírito.
Paz a Todos
                                                                                    Pedro Aguiar