Caridade

imagem net
(...)Quando a Caridade for a regra de conduta dos homens, eles conformarão seus atos e palavras a esta máxima: "Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam"; Então, sim, desaparecerão todas as causas de dissensões e, com elas, as do duelo e das guerras, que são os duelos de povo a povo. (FRANCISCO XAVIER, Bordéus, 1861)
(O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAP. XII - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS - ITEM 11-O DUELO)

  
As mudanças pelas quais nosso planeta está passando promove a todos nós meios para nos avaliarmos e consequentemente mudarmos.

Os episódios vistos presentemente nos chegam como chamamentos. As guerras, atentados, homicídios, desastres e tantos outros passamentos considerados catástrofes, são necessários para que nos transformemos em seres melhores pela busca de esclarecimentos, é chegado o tempo, em que não devemos mais nos ater a materialismos atrofiantes corruptores da moral humana capazes de transformar as pessoas em verdadeiras máquinas desprovidas de sentimentos, entre eles a "Caridade" um dos principais para nosso aprimoramento espiritual.

Em nossas concepções, ainda nos predemos muito ao sentimento de "cada um por si", o que não deixa de ser umas das maiores provas do nosso atraso espiritual. Somos ainda seres movidos pelo egoísmo e materialismo desmedido, consequência disso é o descaso que empreendemos ao tratar com o nosso próximo. Têm-se a impressão que cada um de nós cria seu próprio Deus, e associa-se a ele para a aquisição de bens materiais e passageiros desprezando assim os preceitos cristãos trazidos e mostrados a todos pelo Cristo.

Ser caridoso, não implica somente em doarmos a roupa gasta, o pão dormido, a sobra do prato ou a moeda de baixo valor, na verdade ser caridoso é também saber pacientemente esclarecer e tentar; pelo menos tentar erguer moral e espiritualmente aqueles que nos procuram muito mais famintos de paz e esclarecimento do que da esmola material que mais humilha do que fortifica e ajuda.

É muito fácil e ao mesmo tempo difícil, sermos caridosos, mas se interpretarmos da forma correta o que o Cristo nos fala quando diz: " faça ao seu semelhante só o que queres que vos façam", conseguiremos sim, aprender realmente o significado da palavra "CARIDADE".
Paz a Todos.
Pedro Aguiar