Causas Anteriores das Aflições

imagem net
Mas, se há males dos quais o homem é a causa nesta vida, há outros, pelo menos na aparência, que lhes são completamente estranhos, e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal é, por exemplo, a perda de seres queridos, e a  de arrimos de família; tais são, ainda os acidentes que nenhuma providência poderia impedir;
os reveses de fortuna que frustram todas as medidas de prudência; os flagelos naturais e as enfermidades de nascimento, sobretudo aquelas que tiram aos infelizes os meios de ganhar sua vida pelo trabalho, como as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc. (...)
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAP. V - BEM AVENTURADOS OS AFLITOS - ITEM - 6 CAUSA ANTERIORES DAS AFLIÇÕES.

Nossas aflições cotidianas que muito nos perturbam, existem para nos mostrar o sentido verdadeiro de buscarmos nossa evolução, por mais sofrida que nos pareça. O fato de considerarmos tudo como castigo, nos transforma em cegos que não querem enxergar, fazendo com que sigamos protelando nossas oportunidades de engrandecimento e continuidade na caminhada que empreendemos rumo à Deus desde o momento da nossa criação.

O desfalecimento vivido pela maioria das pessoas no tocante a aprendizado e prática cristã, faz com elas se considerem sempre vítimas dos castigos de Deus; mas não existe castigo sem causa, assim como não existe um Deus com sentimento de ira capaz de patrocinar sofrimentos aos seus filhos pelo simples fato de mostrar seu poder para que sirva de exemplo a tantos outros. Importante se faz sabermos que as enfermidades que trazemos ou adquirimos na nossa passagem pelo planeta, são construções nossas, e que constantemente fazemos com que aumente por inadimplência moral e espiritual. 

As leis de Deus não teriam nenhuma lógica, se se propusessem a concepção de criaturas com deformidades de toda ordem, como nos mostra a mensagem do Evangelho, assim também como vermos partir muito cedo de junto de nós, entes que amamos e que ao perde-los para o fenômeno morte, ficamos em completo desespero, ou mesmo ao ter que convivermos por décadas a fio, com pessoas que amamos mas que trazem consigo deformidades que não lhes permitem sequer o sentido da fala, já que os outros sentidos não lhe são presentes. Preciso se faz que aja muita perseverança na busca pelos ensinamentos que precisamos adquirir diante de existências com essas dificuldades, e aceita-las, como sendo extremamente necessárias para o engrandecimento de quem as trás, assim também como para nosso próprio aprimoramento em todos os aspectos da vida. Chegará o dia em que não mais usaremos o termo "Aflição" trocaremos por "Redenção", então teremos compreendido de todo, as leis de Deus.

Paz a Todos.

Pedro Aguiar