imagem net
Do ponto de vista religioso, a fé é a crença nos dogmas particulares que constituem as diferentes religiões; Todas as religiões têm seus artigos de fé.
Sob este aspecto, a fé pode raciocinada ou cega. A fé cega, não examinando nada, aceita sem controle o falso como verdadeiro e se choca, a cada passo, contra a evidência e a razão; levada ao excesso, produz o fanatismo. quando a fé repousa sobre o erro, ela se destrói, cedo ou tarde; a que tem por base a verdade é a única segura do futuro, porque não tem nada a temer do progresso das luzes, já que o que é verdadeiro na obscuridade, o é igual em plena luz. Cada religião pretende estar na posse exclusiva da verdade; preconizar a fé cega sobre um ponto de crença é confessar impotência em demostrar que se tem razão.
Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap.XIX -  A fé transporta Montanhas - item 6 - a fé religiosa, condição da fé


Partindo do princípio de que somos extremamente materialistas, vemos nessa mensagem que muito nos falta ainda para conhecermos e fazermos uso da fé verdadeira.  Costumamos dizer a com uma certa convicção que temos muita fé, contudo, ao pronunciarmos essa frase tão batida e mais ainda mal interpretada, demostramos sempre que de fé nada temos, exemplo do que dizemos e o fato de ao nos depararmos com as mínimas dificuldades nos colocamos imediatamente na condição de vítimas e passamos a nos achar os mais infelizes dos seres, nos fazendo surdos aos altos brados da nossa consciência nos dizendo que são parte de nós  os acontecimentos que se fazem presente em nossa vida.

O que mais adoece as criaturas, é a foram como elas se propõem a enxergar uma tal fé que nem elas mesmas sabem o que é; os adoecimentos presentes na vida da maioria das pessoas mesmo naquelas que se fazem sempre presente aos rituais religiosos fazendo com que elas descreiam das leis de Deus e passem a vagar de templo em templo sem se fixar em nem um. Seria bem ais fácil e lógico se os sacerdotes procurassem deixar um pouco de lado certos dogmas ultrapassados que mais têm cegado as criaturas do que direciona-las para esclarecimentos verídicos no tocante aos ensinos de Deus. Na verdade todos querem o céu, mas ninguém se preocupa em construí-lo, ainda acreditam cegamente que o céu é uma construção de ouro cheia de tronos onde repousa uma infinidade de "Santos" ociosos que vez por outra ouvem um pedido aqui outro ali dos seus devotos e muito preguiçosamente atente a quem mais lhe agrada; acreditar dessa forma em um céu, é uma das maiores provas da falta de fé, 

Buscar, estudar, conhecer e praticar o conhecimento espiritual livre de citações efêmeras é o meio mais saudável para entendermos de de fato o que é ter FÉ.

Como nos diz sempre nossa querida irmã *Josefina , o que afasta as pessoas do trabalho para a aquisição da fé verdadeira, "É O MEDO DA RESPONSABILIDADE DE ASSUMIR RESPONSABILIDADES." 

Paz a Todos
Pedro Aguiar