imagem net
(...) A fé sincera é arrebatadora e contagiosa; ela se comunica àqueles que não à tinham, ou mesmo não queriam tê-la; encontra palavras persuasivas que vão à alma, enquanto que a fé aparente não tem senão palavras sonoras que os deixam frios e indiferentes, pregai pelo exemplo da vossa fé para dá-lo  aos homens; pregai pelo exemplo das vossas obras para fazê-los ver o mérito  da fé; pregai pela vossa esperança inabalável, para lhes fazer ver a confiança que fortalece e leva a enfrentar todas as vicissitudes da vida.

Tende, pois, a fé em tudo o que ela tem de bom e de belo, em sua pureza e em sua racionalidade. Não admitais a fé sem controle, filha cega da cegueira. Amai a Deus, mais sabei porque o amais; crede em suas promessas; mais sabeis porque nelas credes; segui nossos conselhos, mais inteirai-vos do fim que vos mostramos e dos meios que vos trazemos para atingi-lo. Crede e esperai, sem jamais fraquejar: os milagres são obra da fé. (José, Espírito Protetor, Bordéus 1862).

Temos visto no cotidiano de cada um o uso cansativo do termo: Tenho Fé, contudo, não atentamos para essa expressão como deveria ser de fato vista e interpretada, na verdade procuramos construir uma fé em nós que diz respeito pura e simplesmente as aquisições materiais, fato é que, as pessoas ainda precisam cultuar ou adorar imagens como forma de respaldo delegando unicamente ao "Santo" o seu desejo de realizações, daí vermos muitos não alcançarem seus objetivos de cura assim também  como os intentos de fama, sucesso, amores impossíveis e indestrutíveis.

A fé verdadeira deve nascer em nós por exemplificação quando nos momentos de tormentas existenciais, nos condicionamos a aceitar as dificuldades como sendo meios de aprimoramento; o Cristo nos momentos derradeiros de maior aflição, demostrou da forma correta e perfeita o que significa ter fé e mais ainda, procurou passar o tempo todo quando aqui esteve, determinações para adquirirmos em definitivo, esse sentimento tão nobre e promissor para o desenvolvimento do ser espiritual. Construir e alimentar a fé, não pode ser visto de certa forma como sacrifício, mas  como demostração real daquilo que precisamos ser.

Esperar em oração constante é também um grande exemplo de fé, senão pelo menos a vontade de tê-la em sua dimensão de uso e exemplo.

Paz a Todos
Pedro Aguiar