Nossa Cruz

imagem net
(...) Chamando a si o povo e seus discípulos eles lhes disse: Se alguém quer vir após mim, que renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a si mesmo, se perderá; e aquele que se perder por amor a mim e ao evangelho, se salvará.
Com efeito, que serviria a um homem ganhar todo o mundo e perder a si mesmo?.
(São Marcos cap. VIII,v, 34 a 36. São Lucas, cap.IX, v. 23,24,25 São Mateus, cap. X, v. 38,39. São João, cap. XII, v. 24,25)
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, CAP. XXIV - NÃO COLOQUEIS A CANDEIA SOB O ALQUEIRE - ITEM  17 - CARREGAR A CRUZ. QUEM QUISER SALVAR A VIDA, PERDE-LA-Á.


É impressionante como um livro que foi escrito e divulgado à quase 200 anos, nos trás lições tão atuais.

Todas as vezes que nos prendemos ao estudo das mensagens contidas no Evangelho, identificamos todas as situações atuais. A necessidade - que passa a ser obrigatoriedade- que todos temos do entendimento e cumprimento dessas lições contidas nessa divina cartilha, nos mostra o quanto ainda somos atrasados; a quantidade de erros que cometemos no nosso dia a dia e que ainda insistimos em acreditar que não estamos praticando nenhum mal, mas, se assim fosse certamente já teríamos alcançado um patamar mais alto na escala evolutiva.

A forma com que o Cristo pregava seus ensinamentos, era algo estranho para a época; mas extremamente necessário ao meio onde Ele se encontrava.
Nos dias de hoje, ainda vemos criaturas capazes de agir da mesma forma como agiram os que sacrificaram o Mestre, unicamente pelo fato de que o materialismo e a ganância pelo poder fazia, fez e faz com que a maioria das criaturas se comportem como mercenários que não se importam com quem o que estão destruindo para conseguirem seus intentos.

Ainda é praticamente impossível para nós, aceitarmos carregar a cruz que construímos, a obrigatoriedade da renuncia, acaba nos transformando em pessoas frias e agressivas principalmente quando notamos a necessidade real e indispensável da reforma íntima. As ilusões que a vida material nos condiciona, faz com que não aceitemos as cobranças feitas pela nossa consciência, que desperta um dia e nos toma pela mente obrigando-nos a largar tudo, até a nós mesmos, para seguirmos ao Cristo e assim um dia sermos também mais um Cristo.

Paz a Todos.
Pedro Aguiar