Filme: Dr. Mesmer o feiticeiro



Canadá / Inglaterra / Alemanha, 1994. Direção de Roger Spottiswoode.
Com Alan Rickman, Amanda Ooms, Peter Dvorsky, Anna Thalbach.
Overseas Filmgroup, colorido, 1h50, Paris Video Filmes.

Filme histórico baseado na vida do médico alemão Dr. Franz Anton Mesmer (1734-1815), criador do mesmerismo, doutrina que, dentre outros postulados, defende a existência de um fluido universal, magnético, fundamental para a manutenção ou restabelecimento da saúde humana.

O roteiro mostra, com detalhes, a célebre cura, realizada por Mesmer, (Alan Rickman, Duro de Matar, Rasputin), da jovem pianista Maria Theresa Paradies (Amanda Ooms), da alta sociedade austríaca, portadora de cegueira histérica desde os 3 anos (caso registrado na literatura), concentrando o enredo no romance entre ambos.

São também abordadas, com detalhes, suas inovadoras técnicas de tratamento e as perseguições sofridas por ele em face de sua conduta profissional revolucionária -- médico milagroso? Charlatão? Feiticeiro? -, ao longo de tumultuada existência, caracterizada por várias mudanças de domicílio: Viena... Paris... Versailes... e cidades da Suíça e Alemanha, provocadas pelas perseguições.

Nota do Blog
Mesmer apareceu ao médium João Nunes Maia e revelou a fórmula da Pomada Vovô Pedro. Nunes não conhecia o espírito que se apresentou como Vovô Pedro. Somente anos mais tarde, numa biblioteca, Nunes deparou-se com a foto e a descrição daquele que lhe havia revelado a fórmula da pomada que já havia curado milhares de pessoas - era Mesmer, para surpresa do mineiro.

Fonte: Youtube