Os três requisitos


Emmanuel não hesitou quando propôs ao Chico os três pontos cruciais que deveriam ser observados pelo notável médium de Uberaba.
Na ocasião, Chico andava receoso, com medo de ser abandonado pelos bons espíritos. Emmanuel lhe disse logo que isso não aconteceria. Mas, também advertiu que o médium teria que manter-se concentrado e esforçado no estudo e no seu digníssimo trabalho em prol do Bem. Para manter esse esforço, o célebre mentor espiritual avisou que eram necessários apenas três requisitos essenciais: disciplina, disciplina e disciplina.
Na verdade, um dos principais motivos da reencarnação do Espírito, é a busca dessa disciplina. Mesmo os que reencarnam de forma involuntária, por força mesmo do progresso natural a que todos nós estamos submetidos, têm na disciplina seu ponto de partida para uma retomada do amadurecimento espiritual, e têm de tentar encontrá-la.
A disciplina acostuma a mente no caminho do trabalho do Amor. Trabalho em prol de todos e, principalmente, em prol de si mesmo.
Talvez o preguiçoso a desconsidere, com o argumento rasteiro e egoísta de que ela aprisiona, de que ela cerceia o pensamento, estreitando a visão em cima de regras que, supostamente, limitariam.
Mas, o que é ir além das regras?
O que é infringir a própria liberdade?
Os espíritos nos falam, no Livro dos Espíritos, que nossa liberdade termina quando começa a do próximo. E é também nisso que se baseia a disciplina: enxergar nossas falhas (limites), aprender a respeitar e afastar-se da fronteira desses limites; tentar, dentro desses limites, guiar-se com nossa "bagagem" evolutiva, esforçando-se para ampliar o horizonte superior que se descortina, afastando-se, consequentemente, dessa linha mais escabrosa.
Conseguindo dar esse primeiro passo, vamos começar a enxergar melhor também a fronteira onde começa a liberdade do próximo, gerando assim a compreensão, que faz nascer o respeito, tão necessário na sociedade atual.
Agir sem disciplina é como guiar um carro no escuro, achando-se mestre no volante: pensamos que estamos no controle, mas não sabemos onde a estrada termina, apesar de termos noção dos riscos. A consequência pode ser fatal, podendo até afetar negativamente uma existência alheia.
Disciplinemos a mente. Disciplinemos as palavras. Disciplinemos o olhar.
Olhar saudável. Palavra Serena. Mente lúcida: resultado do rigor salutar que devemos impor a nós mesmos para conquistar a maturidade e o discernimento que fortalecem a fé.
Não usemos a desculpa da fraqueza, pois o Cristo disse que estaria sempre junto de nós.
Amparo e proteção nós temos constantemente. Agora só resta atitude de nossa parte. Vide o exemplo do Chico e de outros tantos grandes espíritos que já vagaram pela crosta terrestre representando bem o que é a disciplina.

Como essa postagem foi inspirada numa reflexão em cima da magistral palestra feita pelo brilhante orador Pedro Aguiar Filho ontem (16/01/2014) no Centro Espírita Caridade e Fé, vou encerrar plagiando o amigo, quando lembrou a todos.
DISCIPLINA!
DISCIPLINA!
DISCIPLINA!

Fiquem todos com DEUS e Jesus.