imagem da web
A Fé para ser proveitosa, deve ser ativa; não deve se entorpecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus,  devem velar atentamente pelo desenvolvimento das filhas que dela nascem.
Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XIX - A Fé, Mãe da Esperança e da Caridade - item 11.


A expressão "Entorpecer" contida no início da mensagem, é algo muito presente e constante na vida de todos nós; a Fé que dizemos ter é aquela que só existe nos momento em que necessitamos adquirir alguma coisa em proveito próprio e ao vermos que não alcançamos o êxito pretendido, esquecemos de imediato a suposta Fé que dizíamos ser muito forte em nós.
Na verdade quando pronunciamos "Tenho Fé", vem logo em seguida o complemento da expressão, ou seja "Em Deus". Porque não cultivamos Fé em nós mesmos?, essa expressão em se tratando de nós espíritos pequenos, é tão mal usada que o desespero se faz bem maior quando nos encontramos diante de situações constrangedoras e principalmente de sofrimentos, nos  fazendo esquecer de pronto a Fé e passamos unicamente a nos considerarmos esquecidos da providência divina. Ora, sendo Deus perfeito como sabemos, não nos ajudaria se possuíssemos Fé de verdade? Ele já não o faz mesmo vendo em nós tanta imperfeição e descaso evolutivo?...
Costumamos dizer que a palavra Fé não é muito levada a sério por ser uma palavra muito "Pequena" literalmente falando, ao passo que, Riqueza, Ostentação, Vaidade, Orgulho, Luxúria, são palavras bem maiores, pelo menos em quantidade de letras, porque em soma de aprendizado nenhum valor têm apesar do tamanho.
Pense bem...
Paz a Todos.
                                                                       Pedro Aguiar