Repreender-se

                                                                              imagem da web
Ninguém sendo perfeito, segue-se que ninguém tem o direito de repreender o próximo?

Seguramente não,uma vez que cada um de voz deve trabalhar para o progresso de todos, e sobretudo daqueles cuja a tutela está confiada;
mas é uma razão de o fazer com moderação, com um fim útil, e não como se faz geralmente pelo prazer de denegrir. Neste último caso, a censura é uma maldade; no primeiro é um dever que a caridade manda cumprir com todas as reservas possíveis; e ainda a censura que se lança sobre os outros, ao mesmo tempo, deve-se dirigi-la a si mesmo e se perguntar se não a terá merecido (São Luís, Paris 1860)
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - Cap. X - Não Julgues a Fim de que não Sejas Julgado. Aquele que Tiver sem Pecado, lhe Atire a Primeira Pedra.

Belíssima e como sempre muito atual na vida de todos, essa mensagem chega até nós como alerta para nosso dia a dia, pois são constantes as situações em que vemos ou mesmo praticamos ação tão reprovativa. Somos dotados de consciência em pleno funcionamento, mesmo aqueles que vivem sob a ação da idiotia, têm raciocínio apesar da "Lesão" que age sobre ele, portanto nada mais justo do que avaliarmos nossas atitudes a todo momento, pois a partir das nossas ações é que nos surgirão os meios para sermos repreendidos e consequentemente julgados.
Sobre a face da terra não se faz presente ainda a perfeição em toda sua plenitude, daí, as tão constantes e presentes más ações realizadas pelos que aqui vivem, sinal, que se, passamos por esse estágio em um planeta que se encontra em período de transição, é para que acompanhemos essas mudanças promovendo a nós e aos nossos semelhantes  as ajudas e a compreensão sem a necessidade empreendermos repreensões mal fadadas ou julgamentos indevidos. 
Paz e Luz a Todos.
                                                             Pedro Aguiar