Caracteres da Perfeição

imagem net
"Amai os vossos inimigos; Fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e vos caluniam; porque se não amais senão aqueles que vos amam, que recompensa com isso tereis? Os publicanos não o fazem também? E se vós não saudardes senão vossos irmãos, que fazeis nisso mais que os outros? Os pagãos não o fazem também? Sede pois, vós outros, perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito." 
(SÃO  MATEUS CAP. V  v 44, 46, 47, 48)
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAP. XVII - SEDE PERFEITOS - ITEM 1 - CARACTERES DA PERFEIÇÃO



"Amar Os Nossos Inimigos"... talvez o mais difícil de todos os exercícios que precisamos realizar em nossa vida e que não o fazemos.

Por ainda vivermos insistentemente na condição de materialistas incorrigíveis, é que não aceitamos praticar esse ato de demostração do aprendizado dos ensinamentos do Cristo. Na vida que levamos no dia a dia, não nos importamos com essa situação;  na verdade o que vemos são criaturas guerreando sob todos os aspectos de sobrevivência. Entre eles estão as demostrações de selvageria empregadas em todos os seguimentos da vida; a impaciência no trânsito, a intolerância com os menos esclarecidos, patrões que mais parecem senhores de escravos, médicos que tratam da vida alheia simplesmente com os olhos voltados para o valor da cirurgia, causídicos que mais se mostram como mercenários do que como defensores de quem lhes suscita o apoio... e lá no começo de toa essa lista de descasos encontram-se os pais que desleixadamente incumbem o mundo de educar sues rebentos; essa é uma das maiores demostrações da falta de amor ao próximo.

E vemos hoje pessoas completamente alheias aos preceitos de amor verdadeiro ao seu semelhante, criaturas frias travestidas de religiosas mas que na verdade sustentam rótulos dogmáticos simplesmente para serem vistas como boas ou por desencargo de consciência para evitarem comentários menos felizes a seu respeito. Amar o próximo verdadeiramente é saber curvar-se das dificuldades construídas por nós quando no uso da maledicência prejudicamos muitos dos nossos sob o pretexto de fomos também agredidos por ele. Nesse instante é que a necessidade da sabência de compreendermos o que o Mestre quis nos dizer ao proferir esta máxima: "Amai os vossos inimigos; fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem".

Tarefa vista como impossível por nós, mas que precisa ser praticada de forma correta para seja o princípio de toda uma caminhada rumo ao nosso criador.
Paz a Todos
Pedro Aguiar