Parábola do Semeador

imagem net
Naquele mesmo dia, Jesus, tendo saído de casa sentou-se perto do mar; e se reuniu ao seu redor uma grande multidão de povo; por isso, ele subiu num barco, onde se sentou, todo o povo estando na margem; e lhes disse muitas coisas por parábolas, falando-lhes desta maneira:


Aquele que semeia, saiu a semear, e, enquanto semeava, uma parte da semente caiu ao longo do caminho, e vindo os pássaros do céu a comeram.

Outra caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; e logo nasceu porque a terra onde estava não tinha profundidade. Mas o sol tendo se erguido, em seguida, a queimou; e, como não tinha raízes, secou.

Outra caiu nos espinheiros, e os espinhos, vindo a crescer, a sufocaram.

Outra, enfim, caiu na boa terra e deu frutos, alguns grãos rendendo cento por um, outros sessenta e outros trinta.

que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir.
(São Mateus, cap. XIII, v. de 1 a 9). (...)
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XVII -  SEDE PERFEITOS - ITEM - 5  PARÁBOLA DO SEMEADOR.

Todos esses exemplos de semeadores estão presentes nas criaturas de acordo com a maneira ou vontade com que se dedicam a semear o bem associado às palavras ditas nós todo momento por Jesus Cristo. 

O exemplo de semente que mais se assemelha à nós, é a que foi atirada no terreno pedregoso, o que quer dizer, que ainda somos muito vulneráveis ao desfalecimento dos propósitos evolutivos,  que nos levariam a sermos seguidores do Cristo, diante desse conceito ,deixamos de lado todas as oportunidades que nos são mostradas, pelo fato de ter que renunciar a muitos vícios, principalmente os mais corriqueiros como o fuxiquismo, a idolatria, a maledicência, que para a maioria das pessoas são ou não percebidos como normal.

As verdades que procuramos implantar em nós, são só as que nos agradam, e com isso, vamos aos poucos nos esquecendo de cultivarmos em nosso íntimo, o bem maior, o amor ao próximo. Todas estas nossas colocações certamente se transformarão em indagações como: será que o escritor deste texto age assim? procurando amar ao próximo como a si mesmo? e é aí que deve começar nossas correções e abdicações de maus pensamentos e sentimentos do contrário estaremos andando em círculos semeando sempre a semente da discórdia. 

Busquemos a reforma íntima para alcançarmos a condição da semente que caiu na boa terra, nos livrando dos espinhos da insatisfação e discórdia múltipla, para sermos de fato a semente provedora de bons frutos.

Paz a Todos
Pedro Aguiar