"Sábios e Prudentes"

imagem net
Então Jesus disse estas palavras: Eu vos rendo glória, ao meu Pai, Senhor do Céu e da Terra, por haverdes ocultado essa coisas aos sábios e aos prudentes, e por as haver revelado aos simples e aos pequenos. (São Mateus cap. XI, v. 25)
Evangelho Segundo o Espiritismo  cap . VII Bem Aventurados os Pobres de Espirito - item 7 - Mistérios Ocultos aos Sábios e aos Prudentes.


Mais uma vez o Evangelho nos trás uma mensagem que parece ter sido escrita hoje; mas porque será que vemos dessa forma? Nessa pequena exemplificação dos ensinos de Jesus conseguimos ver que nos dias atuais as pessoas continuam agindo da mesma forma de 2000 anos atrás, com as mesmas discrepâncias de muitos séculos passados, e bem pouco ou nada fazem para saírem desse mar de inconsequências; e muitos dos supostos potentados ficam a se perguntar por que não lhe são revelados os meios para alcançarem uma felicidade plena baseada unicamente nos seu bens e dotes que para eles não devem nem precisam se juntar aos menos esclarecidos.

Muitos de nós ainda vemos os pobres de Espírito como sendo criaturas incultas ou pobres materialmente, contudo não é o que nos instrui o Cristo ao nos revelar um ensino tão singelo e abrangente no que diz respeito a sermos"Pobres de Espírito". A necessidade que julgamos ter da aquisição e manutenção egoística dos bens materiais acabam nos afastando muito de Deus e do Cristo, daí notarmos constantemente a revolta e incompreensão das pessoas por se verem tão feriadas e perturbadas ao terem que aceitar a companhia e a ajuda daqueles a todo momento são desprezados por eles mas que no instante das dificuldades e sofrimentos precisam recorrer à eles para que consigam alcançar alguma melhora esclarecedora, mesmo que ao ver-se menos sofridos ignorem por completo a ajuda recebida, e o que mais os incomoda é ver que os "Pobres" desprezados e humilhados poe eles estão sempre vivenciando momentos de paz e harmonia constante. Na verdade, a riqueza tem como um dos seus objetivos nos tornar "Pobre de Espírito".

Reflitamos...
Paz a Todos
Pedro Aguiar