O Amor

imagem net
O Amor resume inteiramente a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu início, o homem não tem senão instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor,
não o amor no sentido vulgar do termo, mas este sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e aniquila as misérias sociais. Feliz daquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor seus irmãos(...) 
Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XI - Instruções dos Espíritos - A Lei de Amor


Dentre todos os sentimentos inatos em nós, o que deveria ser mais observado, desenvolvido e praticado é o Amor, mas como nos mostra a mensagem, não se trata do amor vulgar desrespeitoso que que comumente alimentamos em nós com o único intento de satisfazermos nossos instintos animalescos ainda muito presentes em nossas concepções. Para que nos afeiçoemos melhor  ao entendimento do amor, faz-se extremamente necessário empreendermos profundas renúncias e desapegos materiais e morais principalmente, porque não raro vemos pessoas passando por momentos de grandes sofrimentos por não buscarem de maneira correta o entendimento desse tão sublime sentimento.

Jesus Cristo, nosso Mestre maior, mostrou de todas as formas possíveis o significado e todos os meios para empregarmos esse sentimento, e apesar de todas as exemplificações elucidadas por Ele, até os dias de hoje não conseguimos ainda entender o que de fato é o AMOR. Nas nossas parcas concepções, não passa de uma demostração de um desejo doentio que se liberta do íntimo a partir do instante que nos encontramos diante alguém capaz formar um par e sem apelações preconceituosas, nos dias atuais, temos visto muita distorção desse sentimento ao percebermos pessoas do mesmo sexo unindo-se sem mesmo procurar entender qual o motivo ou necessidade de tal união.

O que para a maioria das pessoas é visto como AMOR, não passa de uma transgressão moral capaz de causar grandes adoecimentos materiais pela forma como é vivido.

Alcançaremos o dia em que olharemos nosso semelhantes de uma forma mais afeiçoada e sublime sem nos importarmos quem seja esse semelhante; esse é o propósito de Deus para com todos os seus filhos, prova do seu imenso e perfeito amor.

Paz a Todos
Pedro Aguiar