Equilíbrio pra perdoar


O sentimento de ódio e rancor pulverizam o raciocínio.
A mente fica como que eclipsada por uma neblina de pensamentos obscuros, que turvam até mesmo a tentativa de buscar alguma atitude que nos retire dessa temporária clausura mental.
Dizemos "eu te perdôo" com uma facilidade tão grande, que parece que a atitude dos lábios é simplesmente mecânica, não estando em sintonia com o cérebro, ou melhor, com o espírito.
Mas, tranquilizemos.
Nesses momentos de declínio nos sentimentos de baixa frequência vibracional, feche os olhos, conte até dez, respire fundo ou ore; enfim, faça o que lhe convier para equilibrar o seu estado emocional, porque somente depois que a emoção corrosiva estiver controlada, é que você terá a consciência mais estabilizada para reconhecer a necessidade dessa atitude tão bonita, e ao mesmo tempo, saudável que é o perdão verdadeiro.
Mas, é melhor estarmos vigilantes e treinados na defesa contra a geração involuntária dessas falhas em nosso caráter, do que sermos pegos desprevenidos depois, na nossa fraqueza espiritual.
Mas, como?
Orando constantemente;
Aprofundando-se em leituras edificantes;
Tendo somente diálogos que semeiam na alma os bons sentimentos;
Sabendo respeitar as falhas alheias, sabendo mesmo compreender que a perfeição ainda não é a característica principal do perfil humano terrestre, no contexto atual e transitório em que vive o planeta.
O mais perfeito Espírito que pisou na Crosta foi espancado, acusado e difamado de todas as formas, sem alegação plausível que justificasse essas atitudes. Pelo contrário, tinha Ele toda a razão do mundo para requerer seus direitos, já que praticou o bem na sua acepção mais extrema: a do sacrifício pelo próximo, num exemplo eterno e imortal de Amor.
Teve Ele ódio ou algum sentimento que traísse Seus ensinamentos, em algum instante, contra os que O injuriaram? Pense e responda em seu íntimo; A resposta não estará escrita aqui.
Apenas lembre-se do que Ele disse:
"Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem."
É difícil, difícil, muito difícil, mas não impossível, fazer o mesmo: Conquistar o equilíbrio emocional para PERDOAR DE VERDADE.
Basta querer. O livre-arbítrio é nosso. É só usar a mais eficaz estratégia: vigiar e orar.
Fiquem todos com DEUS e Jesus.