A Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família

                                           imagem da web
A ingratidão é um dos frutos mais imediatos do egoísmo; revolta sempre os corações honestos; mais a dos filhos com relação aos pais, tem uma caráter ainda mais odioso; é sob esse ponto de vista especialmente que vamos encará-la para analizar-lhe as causas e os efeitos. Aquí, como por toda parte, o Espiritismo veio lançar luz sobre um dos problemas do coração humano.
Quando o espírito deixa a Terra, carrega consigo as paixões ou virtudes inerentes à sua natureza, e vai para o espaço se aperfeiçoar ou ficar estacionário, até que queira ver a luz. Alguns, pois, partiram carregando consigo ódios poderosos e desejos de vingança insatisfeitos; mas, a alguns destes, mais avançados que os outros, é permitido entrever algo da verdade; eles reconhecem os funestos efeitos de suas paixões e, então, tomam boas resoluções; compreendem que para ir a Deus não há senão uma senha: Caridade; não há caridade sem o esquecimento de ultrajes e injúrias; não há caridade com ódios no coração e sem perdão.
Então por um esforço inaudito, olham aqueles que detestaram na Terra, mas ante essa visão, sua animosidade desperta; revoltam-se com a idéia de perdoar, e mais ainda com a de se abdicarem de si mesmos, sobretudo, à de amarem aqueles que talvez lhe destruíram a fortuna, a honra, a família. Entretanto, o coração desses infortunados está abalado; eles hesitam, vacilam, agitados por sentimentos contrários; se a boa resolução vence, pedem a Deus, imploram aos bons espíritos que lhes dêem forças no momento mais decisivo da prova. (...)
(Santo Agostinho- Paris 1862),
Cap. XIV- item 9 - Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família
fonte: Evangelho Segundo o Espritismo
 
Como todos os ensinos que o Evangelho nos trás, esta mensagem deixada à nós por Santo Agostinho nos conduz de forma bem clara os motivos pelos quais algumas famílias vivem em verdadeiras guerras. A lei de Deus em sua perfeição,nos coloca exatamente no meio onde precisamos estar e com quem necessitamos viver para o resgate dos erros cometidos em épocas pretéritas; o descaso que as pessoas fazem do sentido da vida, no que diz respeito a educação Cristã, é que as coloca em situações perigosas na estrada evolutiva do Ser.
Os traumas morais vividos em uma existência material, seguem como feridas na consciência de todos nós, e se não houver um conhecimento de como faremos par nos livrarmos de tais enfermidades, viveremos por longas etapas alimentando ódios, perseguindo quem nos causou  derrotas e consequentemente, atrofiando nossa caminhada por muito tempo, convém ressaltar que o espírito não regride, mas estaciona de tal forma que o alcance da perfeição fica um pouco mais distante.
Alimentemos nossa fé com os subsídios espirituais que Deus nos dispõe, e certamente progrediremos com firmeza a passos largos rumo a morada suprema da perfeição.
Paz e Luz a Todos.
                                                Pedro Aguiar