Carregar a Cruz

imagem net
"Regozijai-vos, disse Jesus, quando os homens vos odiarem e vos perseguirem por causa de mim, porque por isso sereis recompensados no céu. Estas palavras podem ser traduzidas assim: Sede felizes quando os homens, por sua má vontade a vosso respeito, vos propiciam a ocasião de provar a sinceridade da vossa fé, porque o mal que vos fazem reveste em vosso proveito. Lamentai-os, pois, pela sua cegueira, e não o maldigais."
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XXIV - NÃO COLOQUEIS A CANDEIA SOB O ALQUEIRE - ITEM 17 - CARREGAR A CRUZ. QUEM QUISER SALVAR A VIDA PERDE-LA-Á 

Está aí exposta em mais uma parábola do Cristo, a explicação dos nossos "sofrimentos", que nada mais são o resgate das nossas incompreensões quando se trata dos seus ensinos.


A falta de conhecimento dos verdadeiros propósitos da doutrina espírita faz com que centenas de milhares de pessoas ainda façam muitos julgamentos precipitados e na maioria das vezes com muita agressividade, chegando a se manifestar de forma muito injuriosa. Contudo precisamos ver que nem todas as criaturas estão preparadas para conhecerem a aceitarem de pronto ou mesmo a muito custo o que essa maravilhosa luz divina tem a nos ensinar; portanto ao nos sentirmos agredidos julgados de forma grosseira, devemos nos resguardar do sentimento de revolta e ira, e procurarmos entender que nós também já fomos assim um dia.

E partindo desse princípio, faz-se necessário a constante busca pelo entendimento das injurias alheias, e vermos que a aceitação sem nos tornarmos servis e hipócritas fará com que evoluamos sempre trazendo para nós a certeza que a fé é o sentimento que nos sustenta a partir do momento que o entendemos e expomos a todos quando no instante da agressividade alheia, calamos e intercedemos ao criador a misericórdia para com todos os que ainda se encontram perdidos nos escuros da incompreensão espiritual. 

O céu a que se refere o Cristo, nada mais é do que concordância que precisamos ter quando não somos aceitos pela nossa forma de interpretação e prática das leis divinas, propostas a todos pelo Cristo. Devemos aceitar as pessoas como elas são, querer fazer com que mudem instantaneamente é prova de egoísmo e falta de indulgência para com o próximo. A cruz de cada um, é moldada de acordo com a capacidade que se desenvolve para carregá-la.

Paz a Todos.
Pedro Aguiar.