Depressão...

imagem net
CONCEITO:
É um transtorno do humor, com baixa da atividade geral, levando ao sofrimento íntimo profundo, desesperança, falta de fé em Deus, em si próprio e na vida.



A depressão é um estado de ânimo que não se encontra exclusivamente no corpo físico, mas provem muito claramente do Espírito. Se observarmos melhor, as pessoas que estão sob o efeito do estado depressivo, são normalmente agressivas e egoístas; agressivas por que estão sempre revoltadas consigo mesmo e egoístas por que acham que os seus atos mau sãs não irão fazer sofrer os que estão ao seu lado, e que passam por momentos de muita angústia e tristeza por ver aquele que faz parte do seu meio familiar, enveredar um caminho tão nocivo quanto a tal da depressão.

Nos seus rompantes de desequilíbrio , costumam se revoltar contra tudo...as leis, os costumes, contra si mesmo, e acaba optando pelo malfadado ato do suicídio. segundo estudos feitos, por estudiosos da área psicológica, entre 10 e 15 % dos depressivos cometem suicídio num ato de extrema rebeldia se dispõe a tal ato, acreditando que estará se livrando das perturbações que o acometem e ao mesmo tempo acha que agindo dessa forma devolverá a alma ao criador.

Para ajudarmos alguém que se encontre sob esse lugo, é preciso que tenhamos muito domínio sobre o diz respeito as obssessões de épocas passadas. Em outros casos, muitas pessoas se deixam dominar por situações lastimosas como  a perda do, emprego, a família  que se desfaz, a perda de entes queridos, entre outros acontecimentos dentro desse contexto. A ajuda que podemos dar de imediato, refere-se ao acolhimento espiritual, pois o Espírito é o fundamento da vida, e que vive constantemente sob efeito de seus atos sejam presentes ou principalmente pretéritos, daí vermos a dificuldade de alcançar uma cura usando-se somente o tratamento material; que não deixa de ser importante principalmente no momento do refazimento orgânico.

No Evangelho Segundo o Espiritismo, temos uma belíssima mensagem no capítulo v onde o Espírito François de Gèneve nos interroga: "Sabeis porque às vezes uma vaga tristeza e apodera dos vosso corações, e vos leva a considerar amarga a vida? é que o vosso Espírito, aspirando à felicidade e a liberdade, se esgota, jungindo ao corpo, que lhe serve de prisão, em vão esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo, e como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia e vos julgais infelizes". 

Assim sendo, antes que sejamos visitados por esta enfermidade que tantas pessoas tem vitimado, devemos procurar nos esclarecermos mais e melhor a respeito muitas da influências espirituais que sofremos durante toda uma existência terrestre e que por vezes estende-se existências a fio.

Paz a todos.
Pedro Aguiar.