O MAIOR MANDAMENTO


Os Fariseus, tendo sabido que ele tinha feito calar a boca aos Saudeceus, reuniram-se e um deles; que era doutor das leis veio lhe fazer pergunta para o tentar: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? jesus lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo coração, de toda vossa alma e de todo vosso Espírito; é o maior e o primeiro mandamento. e eis o segundo, que é semelhante àquele: Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os profetas estão contidos nesses dois mandamentos. (São Mateus, cap. XXII, v. 34 a 40)
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XI - AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO - ITEM 1 - O MAIOR  MANDAMENTO.



Qual de nós já consegue seguir esse ensinamento do Cristo? quantos se empenham em estudar compreender e por em prática tudo que o Mestre nos ensina?.

Vivemos à pedir a Deus ao Cristo e aos Santos, todos os meios para vivermos uma vida glamurosa sem preocuparmo-nos com dívidas, doenças, dificuldades quaisquer que sejam, mas ao alcançarmos a possibilidade de alguma melhora nos esquecemos por completo de quem nos proporcionou essa condição de melhoras. Ao nos vermos diante de algumas vantagens materiais, de imediato nos transformamos em pessoas orgulhosas, egoístas, egocêntricas; passamos a vivenciar a prática de atitudes que nada condizem com o que nos mostra o evangelho de Jesus seja qual for o rótulo religioso que adotamos na vida presente; nos mínimos atos nos colocamos com extrema grosseria e desfalecimento de amor ao próximo e para que fique bem atual nossa colocação daremos aqui exemplos de atitudes bem comuns entre nós: ao conseguirmos realizar uma reforma na nossa casinha, optamos por muros altos para aí demostramos poder, ao trocarmos o carrinho de segunda por um novo, trafegamos sempre de vidros fechados para mostrar ao vizinho, que estamos ou somos mais ricos e diferentes deles, e se o carro for possante queremos atropelar todos os menores que estão à frente no trânsito que não muito antes enfrentávamos de bicicleta muitas vezes.

Ainda acreditamos que amar ao próximo se resume a dar-lhe o que nos sobra da mesa, a doação da roupa velha, quando na verdade um bom dia amigável e sincero, surtiria bem mais efeito do que esses atos superficiais que costumamos praticar. Se seguíssemos mesmo o que nos ensina o Cristo, não veríamos nos menos esclarecidos culturais ou menos potentados dos bens passageiros, adversários ou seres menores que nós, na verdade a riqueza que muitos ostentam quase sempre lhes chegaram a custa da miséria alheia, outros adquirem de forma menos perversa mas tem a obrigação de ajudar ao próximo fazendo uso dos bens "próprios" pra a manutenção de outros que os rodeiam mas para adequação o demostração ao grupo social ao qual se acha inserido, esquecem por completo a tarefa e a determinação de ajudar o semelhante. 

Por fim, para entendermos e pormos em prática constantemente o "Maior Mandamento" instituído pelo Cristo, muitas batalhas ainda travaremos com nosso íntimo adoecido pelo egoísmo e o orgulho.

Estudo, compreensão e prática da caridade a todos.
Pedro Aguiar