Desprendimento dos Bens Terrenos

imagem net
(...) Vosso amor aos bens terrestres é um dos mais fortes entraves ao vosso adiantamento moral e espiritual; por esse apego à posse suprimis as vossas faculdades afetivas em as transportando todas sobre as coisas materiais.Sede sinceros; a fortuna dá uma felicidade sem mácula? Quando vossos cofres estão cheios, não há sempre um vazio no coração? No fundo desse cesto de flores, não há sempre um réptil escondido?(...)
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XVI - NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON - ITEM 14 - DESPRENDIMENTO DOS BENS TERRENOS.


A lição que vemos hoje nesta mensagem do evangelho, nos mostra como todas as outras, a realidade de muitas criaturas nos dias que vivemos na atualidade. Muitos se submetem a situações de perigo e corrupção moral e se deixam levar pelos falsos brilhos da riqueza e da ostentação, e assim seguem buscando cada vez mais amealhar recursos financeiros para custearem situações de beleza e felicidade fictícia, e não se apercebem que   trazem no íntimo um coração frio e vazio, pois sabem que todos os que lhes acercam encontram-se ali quase sempre para aproveitarem-se do momento onde as criaturas se acham mais importantes do que qualquer outro ser.

Quantos dos que são vistos constantemente no meio social mais restrito da sociedade, não trazem consigo sentimentos gélidos na maioria das  vezes por aqueles fazem parte do mesmo meio, quantas aparências mantidas no círculo familiar são formuladas a custa de sofrimento e humilhação dos próprios princípios, simplesmente para que não se desfaça uma corrente de interesses moldados às custas de sofrimentos e penúria de tantas outras criaturas que por necessidade e ou obrigação, deixam-se comandar para que os supostos nobres que se acham presos à enfermidade do materialismo não se magoem e os destrate mais uma vez.

Os bens terrenos, são ainda necessários à sobrevivência de todos nós, contudo, não devemos direcionar  nossa existência material exclusivamente à aquisição e deleite das prisões materialistas que o mal uso das fortunas amealhadas - muitas vezes com o sacrifício alheio - se transformem no principal foco de mais uma etapa no caminho do desenvolvimento espiritual de cada um de nós.

Paz a Todos
Pedro Aguiar