Compreensão

imagem net
Compreensão... palavra comum como tantas outras, que  apesar de trazer consigo um meio de resolvermos muitas de nossas diferenças, ainda nos causa certa "Revolta' ao ter que emprega-la para a aceitação de muitas dificuldades vividas por todos nós. Compreender não se resume simplesmente a dizermos "tudo bem, eu compreendo", mas que não paramos para averiguar intimamente, se realmente compreendemos ou aceitamos a desfeita que nos foi proposta por outrem.

Em nossa gramática material e usual, compreender quer dizer "Conter em Si", mas será que nós fazemos isso ao sermos interpelados de forma assuntosa e grosseira? e se calamos diante da ofensa ao sermos tratados como covardes ou dissimulados, compreenderemos esse raciocínio de quem nos agride a priore?. Fatos e casos permeiam a nossa vida constantemente nos mostrando ou cobrando a necessidade de compreendermos àqueles que por desinformação ou desleixo moral/espiritual não conseguem se conter perante o desentendimento provocado muitas vezes por querelas insignificantes propostas exatamente por não haver a compreensão somada à indulgência e a paciência.
Em muitos casos faz-se necessário a interpretação da ocorrência, do contrário acabaremos por nos tornarmos criaturas extrema e eternamente incompreensíveis. É normal ficarmos apreensivos no momento em que prevemos por parte do nosso interlocutor uma atitude menos aceitável por ele não compreender a obrigatoriedade de vermos e revermos onde finda nossa razão e onde se inicia a do nosso suposto oponente; dizemos "suposto", porque não raro vemos sempre naqueles que tendem a nos advertir de algo nocivo que estamos empreendendo sem atentarmos para o fato de que este está observando a situação com outros olhos, contudo é bem compreensivo que digamos - e o livre arbítrio, não me é de direito usá-lo  como me aprouve? - sim é um direito nosso fazermos uso desse benefício concedido a nós por Deus, porém baseados de maneira errada é que nos  tornamos quase sempre incompreensíveis diante desses alertas.
Queridos amigos, nesta breve mensagem, reconheçamos que insistimos muito na necessidade da compreensão, por isso sejam compreensíveis e compreendam a necessidade da compreensão constante.
Paz e Luz a Todos.
Josefina
Do livro: Vidas em Desalinho
Pelo Espírito: Josefina
Psicografia: Pedro Aguiar