Pagar o Mal Com o Bem

imagem net
Se não amardes senão aquele que vos amam, que recompensa tereis, uma vez que as pessoas de má vida amam também aqueles que vos amam? E se não fazeis o bem senão àqueles que vo-lo fazem, que recompensa tereis, uma vez que as pessoas de má vida fazem a mesma coisa? E se vós não emprestais senão àqueles  de quem esperais receber o mesmo favor, que recompensa tereis, uma vez que as pessoas de má vida se emprestam mutuamente para receber a mesma vantagem?
Mas, por vós, amai os vossos inimigos fazei o bem a todos, e emprestai sem nada disso esperar, e então vossa recompensa será muito grande, e sereis os filhos do altíssimo, que é bom para os ingratos e até mesmo para os maus. Sede, pois cheios de misericórdia como vosso Deus é cheio de misericórdia.
(São Lucas,cap.VI, v. de 32 a 36).
Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XII - Amai os vosso Inimigos - item-2

Ainda vivemos corroídos pelos sentimentos de revolta e ressentimento advindo das supostas injurias sofridas por parte daqueles a quem ajudamos. Nossa ignorância do sentido da caridade verdadeira, nos impõe sempre a acreditarmos que o bem que se faz deve ser visto como meio de recompensa,  para satisfação do nosso ego que se molesta facilmente quando não recebemos de imediato o reconhecimento que almejava-mos diante de um benefício concedido a outrem.
Nossas interpretações, limitam nosso sentimento de caridade unicamente àqueles que fracassaram de certa forma, mas que fazem parte de um pequeno e fechado círculo de amizade ou convivência, por isso, nos limitamos a auxiliar os parentes, os amigos e principalmente aos que antevemos a possibilidade de nos ressarcirem do favor ou empréstimo concedido por nós.
Para que aprendamos e desempenhemos correta e promissoramente, a misericórdia e a caridade, é preciso que conheçamos também a necessidade de entendermos que não nos é lícito, cobrar recompensa por um ato de caridade praticado ao nosso semelhante e acima de qualquer que seja a desfeita, compreendamos, o mal precisa sempre ser pago com o bem, por mais que nos milindremos, precisamos vencer em nós mesmos, esses sentimentos mau sãs que nos impedem de enxergarmos a verdade divina.
Paz a Todos.
Pedro Aguiar