São Francisco de Assis

imagem net
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.


Espírito iluminado que por determinação de Deus veio à terra trazer-nos o exemplo da caridade e do amor verdadeiro ao próximo. Protetor e guia de nações, lembrado no dia de hoje muitas vezes de forma simbólica e alegórica; para o espiritismo, como Espírito de grande valor que não só no dia de hoje mas todos os momentos de nossas vidas deve ser lembrado e seguido pois nosso objetivo é um dia sermos também Espíritos dessa natureza por misericórdia do nosso criador.
Roguemos a Deus para em nem um momento estejamos sem a proteção desse farol de luz incomparável que ilumina nossa estrada ainda tão escurecida pelas nossas inconsequências provindas da nossa pouca determinação na busca por dias mais claros. 
Francisco de Assis, irmão querido, exemplo de renuncia e amor verdadeiro, ampara todos nós em nossa lide diária, não nos deixe sucumbir nos profundos abismos escuros e gélidos criados em nossa consciência, pela falta de compreensão dos preceitos  dirigidos a todos nós pela benevolência do nosso criador. 
                                                           Pedro Aguiar