Dar-se-á Àquele que Tem

imagem da net
Seus discípulos se aproximando lhe disseram:Por que lhes falais por parábolas? E, lhes respondendo disse: É porque para vós outros foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas, para eles não lhes foi dado. Porque a todo aquele que já tem lhe será dado se lhe dará ainda, e estará na abundancia; mas para aquele que não tem, se lhe tirará mesmo o que tem. Por isso eu lhes falo por parábolas; porque vendo eles não vêem, e escutando não ouvem nem compreendem. E a profecia de Isaías, se cumpre neles quando disse: Escutareis com vossos ouvidos e não escutareis; olhareis com vossos olhos e não vereis.(São Mateus,cap. XIII, v. 10 a 14.)
Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XVIII- Instrução dos Espíritos - item 13

Nesta mensagem o Cristo nos mostra claramente o quanto ainda precisamos estudar para compreender e por em prática os ensinos que Ele nos propõe. Ainda vivemos voltados para acontecimentos milagrosos e cada vez pedimos mais aos nossos mentores espirituais; os Santos, para nossos irmãos de alguns seguimentos  religiosos que de certa forma se mostram cegos e surdos para os esclarecimentos da doutrina Cristã. Muito apegadas ao materialismo, as pessoas deixam passar ao largo muitas chances de aquisição evolutiva, por se acharem muito presas a dogmas que mais se assemelham a uma prisão religiosa.

Quando o Cristo disse: " ...Mas para eles não foi dado a conhecer os mistérios do reino dos céus" , Ele quis dizer exatamente o que ocorre nos dias atuais, as pessoas se passando por cegas e surdas por não aceitarem ainda a necessidade da reforma íntima em suas concepções pelo fato de terem sido condicionadas a viverem como seres predispostos a aceitação de ensinos falaciosos que mais privam do que instruem as criaturas  no que diz respeito ao aprimoramento dos desígnios vindos do Divino Mestre, ou quem sabe pelo medo de conhecer de fato o verdadeiro motivo para tantas privações e desmandos de toda ordem em todos os círculos, seja familiar, social, cultural e principalmente religioso.
Ao dizer "Que mais será dado àquele que já tem", Ele não se referia a riquezas materiais, mas  o conhecimento e consequente prática do bem verdadeiro para com o próximo. Assim como ao dizer; " ...E para aquele que não tem lhe será tirado mesmo o que tem" Ele não quis dizer que seria tomado o pouco que possuíam materialmente, mas pelo que o descaso mostrado no interesse pelo aprimoramento espiritual ficariam  estacionados em ponto até que todos nessa condição, optassem por  imprimir em si próprio o desejo de mudanças promissoras no campo evolucional do Espírito.
Esse é motivo pelo qual ainda vemos tantos desmandos de toda natureza  no cotidiano atual.
Muito estudo, compreensão e principalmente prática do aprendizado, é que nos farão sairmos desse mar de descrença e discórdia vivido por todos nós.
Paz e Luz.
                                                            Pedro Aguiar