Ler e Estudar


imagem net
(...) Adorei a Bíblia como palavra de Deus, em todos os meus dias. Sei que outros estudantes possuem apontamentos mais ou menos diversos da minha estatística pessoal, efetuada em longo tempo de estudo; no entanto, posso dizer que a Bíblia  está contida em 69 livros, sendo 42 no  Velho Testamento e 27 no novo testamento.

 O tesouro eterno, dentro dos livros referido, está formado por 1.189 capítulos. Os 1.189 estão divididos em 31.138 versículos. Os 31.138 versículos possuem 774.748 palavras. As 774.748 palavras estão articuladas em 3.566.512 letras. O meio da Bíblia fica no versículo 8, do Salmo 118, em que o profeta diz claramente: "É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem". O versículo mais longo é o de número 9, do capítulo 8, do livro de Ester, que relaciona uma ordem de Mardoqueu, e o versículo mais curto é o de número 35, do capítulo 11 do evangelho de João o que dá notícia do pranto de Jesus por Lázaro morto.(...)
Do livro: Contos Desta e Doutra Vida - Humberto de Campos / Chico Xavier

Queridos irmãos, quantos de nós somos detentores de conhecimentos iguais a este e pouco sabemos ou realizamos do  que decoramos.
Esses exemplos são muito vistos entre pessoas que se auto intitulam religiosas, mas que no fundo são meros leitores de livros religiosos. Esse acontecimento se faz presente em todos os meios considerados religião. Pastores de verbo fácil, sacerdotes com os versículos à ponta língua, palestrantes, contudo bem poucos de nós, são capazes de demostrar na prática o que prega os ensinamentos do Mestre nessa infinidade de  livros, capítulos, versículos, colocados sob a forma de milhões de letras.
Quantas divergências criadas por nós na maioria das vezes porque acreditamos que a nossa religião é a mais correta quem sabe a única de propor uma "Salvação". Não raro, empreendemos contendas entre os que procuram seguir essa ou aquela religião e não atentamos para o fato de que somos dotados de livre arbítrio e que cada um tem o direito de ser e agir da forma que mais lhe aprouver; inúmeras mostras de quanto egoísmo carregamos em nosso íntimo, quando nos aborrecemos ao sermos interpelados por outra pessoa que por ignorância dos fatos, nos faz determinadas críticas ou julgamentos, e sequer lembramos nesse instante que a pouco pregávamos laudatoriamente para uma platéia que nos escutava atentamente acreditando vir de uma sábio, aquelas palavras belas capazes de fazer lacrimejar os olhos de alguns que se mostravam  incrédulos de todo.
Mais justo nos parece, estudarmos quem sabe um só versículo, mas a partir deste, consigamos passar adiante ensinos capazes de formar um extenso livro onde estarão colocadas de forma simples porém elucidatória o que realmente precisamos para sermos vistos como um consciente pregador, que dotado de consciência plena abdica da hipocrisia das belas e decoradas palavras para prender-se a humildade dos prepostos vindos do Divino Mestre.
Cultivemos o estudo, para que nosso aprendizado não se resuma à leitura sem interpretação.
Paz a Todos.
Pedro Aguiar