Objetivo da Prece (Preces Inteligíveis)

imagem net
Se não entendo o significado das palavras, eu serei bárbaro para aquele com quem falo, e aquele que me fala será para mim bárbaro. Se oro numa língua que não entendo, meu coração ora, mas minha inteligência está em fruto. - Se não louvais a Deus senão de coração, como um homem, entre aqueles que não entendem senão a sua própria língua, responderá amém, ao final da vossa ação de graças, uma vez que ele não entende o que dizeis? não é que vossa ação não seja boa, mas os outros dela não estão edificados. (São Paulo, 1° Epístola aos Coríntios, cap. XIV,v. 11, 14, 16,17).
Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XXVII -  item 16 - Preces inteligíveis


Na mensagem deixada a nós pelo apóstolo Paulo, fica muito claro o verdadeiro objetivo e também o sentido da prece.
Em nossas orações não há a necessidade do uso de palavras belas e incomuns, mas expressões simples para que alcancemos o objetivo, do contrário muito mais nos perturbaremos do que atingiremos o que de ajuda estamos precisando. 
É comum buscarmos a oração somente nos momentos de extrema aflição ou dor e ao recorrermos à prece, rogamos a cura ou atendimento imediato do Santo ou Espírito para o qual estamos nos dirigindo; a repetitividade das palavras empregadas, pouco adiantará se são ditas automaticamente ou por ja se saber de cor. Ao nos prepararmos para uma prece devemos ter o máximo de atenção para os termos que serão empregados por nós em tal realização; é comum vermos muitas pessoas reunidas, até mesmo milhares, proferindo palavra após palavra em um uníssono rumoroso  e estridente, mas que nenhum sentido de oração está sendo proposto naquele momento. A oração mais agradável a Deus, é aquela na qual buscamos no mais profundo do nosso íntimo as vibrações e emoções adequadas à serem proferidas naquele instante de comunhão com nosso Criador.
Vale ressaltar que por mais que nos esforcemos, será exteriorizado em forma de palavras, o que habita em nosso coração e não raro vemos pessoas intercedendo à Deus para que algo de ruim aconteça a alguém.
Em outras situações vemos oradores direcionando palavras a supostos seguidores de uma forma que nem mesmo eles conseguem compreender o que estão professando. 
Em resumo, não é a beleza das palavras que alcançarão o objetivo requerido, mas com já dissemos, é necessário que venham do mais íntimo do nosso coração par chegue ao Pai Celestial como rogativa verdadeira e sincera  na melhoria de todos os nossos semelhantes, independente de quem sejam, afinal a oração é um bem comum e  disponível a todos que se propuserem a melhorias definitivas.
O Cristo nos disse: "Nem todos aqueles que disserem, Senhor, Senhor, entrarão no reino dos Céus".
Paz a Todos.
Pedro Aguiar